home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

17/04/2017

Validar Diploma em Portugal: Veja Como Funciona o Processo

Validar o diploma em Portugal é bem mais fácil do que nos demais países europeus.

Precisa validar diploma em Portugal e não sabe por onde começar? Não se preocupe. A sua dúvida e de outras pessoas que buscam oportunidades em terras portuguesas serão esclarecidas agora.

Algumas áreas de atuação não precisam ser validadas em Portugal. Por isso, esteja ciente se é exigido para o seu diploma ou não uma validação no país. Confira agora as informações.

Por Que Validar Diploma em Portugal?
Caso seja brasileiro e deseje estudar um semestre em Portugal (graduação), aproveitando o ensino e a cultura locais, você só precisa ser aprovado pelo ENEM. A modalidade de estágio chama-se Erasmus.

A facilidade é garantida pelo Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta estabelecido entre os dois países de língua portuguesa. É uma forma de estudar na Europa, dar um reforço para o seu currículo e conhecimentos e aprender mais sobre Portugal.

Você também pode fazer seu mestrado ou doutorado. Para isso, deve apresentar seu diploma e outros documentos que serão solicitados ao entrar em contato com a instituição desejada.

São documentos para ingressar: diploma, histórico, média geral do curso (será feita uma adaptação usando o método de cálculo das universidades portuguesas, pois as notas por lá vão de 0 a 20), além da carga horária das aulas.

Pode ser solicitado pela universidade uma carta de motivação e, ainda, um currículo profissional. Por isso, é importante que você tenha a lista completa de documentos pedidos pela instituição pela qual optou.

Se você pretende estagiar em solo português, saiba que o estágio profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) te pedirá essa validação de diploma do Brasil.

Feito o procedimento, você terá direito a receber as disciplinas equivalentes de Portugal, garantindo um diploma mais uniforme de acordo com a sua área e conhecimentos.

O procedimento pode ser classificado como Equivalência/Reconhecimento. Saiba mais através do portal do Governo de Portugal, através da Direção-Geral do Ensino Superior.

Essa modalidade de reconhecimento de graus estrangeiros é instituída pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho. Portanto, para efeitos profissionais e o exercício da profissão respectiva, as autoridades governamentais do país exigem o cumprimento do processo.

O custo da validação do diploma varia entre as instituições de ensino portuguesas. Além disso, há diferença entre custo para licenciatura e mestrado.

Vale estudar, ainda, como funciona o ensino superior no país e tempo de duração de cada curso. Esse período costuma ser diferente do Brasil em muitas áreas.

Como Validar o Diploma?
1 – Pesquisa a universidade que tenha o curso do seu interesse.
2 – O curso escolhido precisa ser similar ao brasileiro para que você consiga ter o aproveitamento necessário.
3 – Você pode optar por um curso que pretende iniciar ou dar continuidade. Vai do seu objetivo em terras portuguesas.

Pronto para pegar a mochila e embarcar nessa jornada de aprendizado? Um currículo com cursos e vivência no exterior é muito valorizado pelo mercado de trabalho.

Entendeu como fazer para validar diploma em Portugal? Desejamos que escolha bem a instituição e tenha uma excelente experiência.

Fonte: Via Carreira



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/10/2017
Arbitragem administrativa no Brasil e em Portugal
17/10/2017
Portugal sobe no ranking mundial para investir em imobiliário
17/10/2017
Procura por petróleo vai atingir pico até 2030. E a culpa é dos carros elétricos
17/10/2017
20 startups vão representar o Turismo de Portugal no estrangeiro
17/10/2017
Portugal em destaque na lista dos melhores países para os emigrantes
16/10/2017
Portugal: 185 foram com vistos top em 2017