home > notícias

MUNDO

10/07/2017

Grupo Folclórico de Viana do Castelo vence festival internacional na Lituânia

O Grupo Etnográfico de Areosa, Viana do Castelo, venceu o Grande Prémio da VII edição do International Folk Contest-Festival "Flower of the Sun' 2017", na Lituânia, disputado por 37 grupos, de 12 países, envolvendo mais de 700 artistas.

Em comunicado, hoje enviado à agência Lusa, a organização adiantou que, com a conquista daquele galardão, o GEA, que representou Portugal no festival, teve direito a um prémio pecuniário de 1.500 euros.

O festival, que começou no passado dia 03, terminou na quinta-feira à noite, na cidade lituana de Siauliai. Durante os seis dias do evento, o Grupo Etnográfico de Areosa (GEA), com 51 anos de existência, conquistou outros dois prémios, o de melhor grupo de música instrumental e o de melhor grupo de dança folclórica tradicional.

"O Grupo Etnográfico de Areosa é um conjunto que realiza danças portuguesas tradicionais, música e músicas, preservando e disseminando tradições, rituais e costumes da região de Viana. Ao longo de todo o festival, esse conjunto animou o público com danças tradicionais alegres, música, energia, atitude positiva e trajes nacionais coloridos do século XIX feitos pelos próprios artistas. Encantos que influenciaram o júri", explicou a organização na nota enviada à imprensa.

De acordo com a página oficial do GEA, no Facebook, hoje consultada pela Lusa, "este é o segundo prémio internacional arrecadado" em 51 anos de história.

Em 2000, o GEA "foi o primeiro classificado no Festival Città Di Agrigento".

De acordo com a organização do festival lituano, "o conjunto de Portugal foi um dos mais ativos e amigáveis do evento".

Fundado em 1966, o GEA é presidido, desde 1974, por Alberto Rego. Tem sede própria e promove "um conjunto significativo de atividades de caráter cultural e patrimonial", tendo participado, até 2016, na organização de todas as edições do Festival de Folclore Internacional do Alto Minho, realizado em Viana do Castelo.

O grupo colabora, igualmente, tanto nas festas da freguesia de Areosa, como nas de Nossa Senhora da Agonia.

Em janeiro passado, a Câmara de Viana do Castelo atribuiu a Instituição de Mérito ao GEA, um dos mais altos galardões da cidade. O título honorífico foi entregue na sessão solene que assinalou os 169 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade.

No concerto da gala final do festival de Flower of the Sun, na quinta-feira à noite, o júri internacional atribuiu ainda o Prémio Especial ao conjunto Cherkaschanka da Ucrânia, "reconhecendo a promoção do folclore estilizado".

O grupo de dança popular Venzelya, da Rússia, recebeu o Prémio do Público e o conjunto Golden Bridge, da Turquia, recebeu o Prémio de Preservação de Tradições.

No total, o festival recebeu conjuntos folclóricos do Brasil, Estados Unidos da América, Polónia, Finlândia, Letónia, Portugal, Ucrânia, Turquia, Rússia, Índia, Eslováquia e Lituânia.

"Pela primeira vez, 'The Flower of the Sun' exibiu a herança etnográfica compartilhada por artistas populares de três novos países que participam do festival - EUA, Brasil e Portugal", destacou a organização.

Fonte: DN.PT



NOTÍCIAS RELACIONADAS
13/06/2018
Encontro de Negócios da Língua Portuguesa vai reunir empresários em Brasília
13/06/2018
Miguel Araújo e Marcelo Jeneci celebram laços entre Portugal e Brasil em show gratuito
13/06/2018
Brasil é o país mais buscado para intercâmbios culturais
13/06/2018
Consulado Geral de Portugal lança reedição do livro “Arte de Cosinha”, clássico do século XIX
13/06/2018
Portugal recebe pela primeira vez, em julho e agosto, reunião magna de esperantistas
12/06/2018
Exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa do Brasil em Luanda