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MUNDO

10/10/2017

NOS lança portal de informação turística para Portugal

Com o apoio do Turismo de Portugal, o portal da NOS permite o acesso a informação relevante sobre a presença de turistas estrangeiros e a previsão da procura de Portugal como destino turístico.

A NOS lançou um portal de informação turística, uma plataforma pioneira que reúne informação estatística da atividade turística em Portugal. Com o apoio do Turismo de Portugal, o projeto da NOS permite o acesso a informação relevante sobre a presença de turistas estrangeiros e a previsão da procura de Portugal como destino turístico.
 
O setor do turismo tem, nos últimos anos, crescido sustentadamente em Portugal, sendo atualmente um reconhecido ‘case study’ internacional. Este crescimento irá continuar a gerar um conjunto de oportunidades e desafios para os quais serão necessárias respostas que assegurem uma rota de crescimento estruturado para o turismo nacional”, defende um comunicado da operadora de telecomunicações.
 
Foi neste enquadramento, que a NOS lançou hoje o portal de informação turística, “uma plataforma que apresenta indicadores agregados e anonimizados da atividade turística de estrangeiros em Portugal”, numa cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.
 
Para Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, o portal de informação turística “enquadra-se na matriz de inovação da NOS, aplicada à estratégia de apoio e dinamização das ‘Cidades Inteligentes’, reforçando o turismo como uma área crítica para o desenvolvimento económico e coesão social em todo o território”.
 
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho destacou que esta é “uma ferramenta inovadora para o turismo, que permite fazer uma gestão inteligente dos dados e, deste modo, contribuir para a criação de novas centralidades com base nos fluxos registados, desconcentrando, desta forma, a procura turística, um dos objetivos da Estratégia de Turismo 27”, conclui. O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, admitiu que “com esta plataforma pretendemos reforçar o posicionamento de Portugal enquanto ‘hub’ global de inovação e desenvolvimento digital no setor do turismo, uma das metas inscritas na Estratégia Turismo 2027″.
 
Dentro de dez anos, queremos ser reconhecidos como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo e, com esta parceria, estamos no rumo certo”, assegurou Luís Araújo.
 
Na versão agora apresentada, o portal disponibiliza um conjunto de indicadores agregados de presença turística por municípios, tais como: pressão turística (relação entre a afluência turística mensal e a população residente do concelho); densidade turística (relação entre a afluência turística mensal e a área geográfica do concelho); diversidade turística (diversidade dos países de origem e idiomas dos turistas no concelho); diversidade de divisas (diversidade de moedas dos países de origem dos turistas no concelho); ‘weekenders’ (afluência turística nos fins-de-semana), atração almoço/jantar (afluência turística no período correspondente ao almoço/jantar); e retenção noturna (afluência turística no período noturno).

Fonte: Portugal Global



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