home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

06/11/2017

Portugal 2020 vai financiar investimento na requalificação da Linha de Cascais

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, reiterou que o investimento na requalificação da Linha de Cascais vai ser incluído na reprogramação do atual quadro comunitário Portugal 2020, esperando que o processo avance no decurso do próximo ano.

O ministro, que falava à margem de uma visita às obras da requalificação da Estrada Nacional 117, entre o Pendão e Belas, no concelho de Sintra, assegurou que está “em curso um processo de preparação da reprogramação” do atual quadro de Fundos da União Europeia.

Nesse sentido, adiantou, é propósito do Governo “colocar então finalmente no Portugal 2020 recursos financeiros que permitam intervir na Linha de Cascais”.

Perante a reprogramação dos fundos da União Europeia do Portugal 2020, Pedro Marques espera que, no ano de 2018, essas condições já estejam criadas.

No passado sábado, o Governo apresentou, na Linha da Beira Baixa, o investimento previsto no Programa Ferrovia 2020.

O Ferrovia 2020, explicou Pedro Marques, tem “um investimento global de mais de 2.000 milhões de euros e, num aspecto fundamental, tem a ver com a melhoria da qualidade das nossas principais linhas e, em particular, destas linhas de ligação internacional”.

O desafio também vai estar em cima da mesa, com a AML e com os municípios, já que “estamos sempre a falar da mobilidade de centenas de milhares de pessoas, e qualquer investimento que se faça neste sentido são profundamente impactantes na vida de muitos dos nossos concidadãos e da própria competitividade do território metropolitano”, reforçou o ministro, para quem o próximo ciclo de investimento vai apostar fortemente “na mobilidade partilhada, no transporte público e na mobilidade suave”.

Fonte: República Portuguesa/Jornal Região



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
António Costa: “Portugal é um ótimo sítio para investir”
07/11/2017
Investimento imobiliário em Portugal reforçado por mais 12 meses
07/11/2017
Há um ano foram ao Web Summit. O que é feito destas startups?
07/11/2017
Governo adota campanha “fortíssima” para atrair Agência do Medicamento
06/11/2017
É mais barato fazer faculdade em Portugal ou no Brasil?
06/11/2017
Organização da Web Summit está “convencida” a ficar em Portugal, diz Ana Lehman