home > notícias

MUNDO

09/01/2018

Portugal é premiado como o melhor destino turístico do mundo em 2017

Entre 16 países — como Brasil, Grécia e Espanha — Portugal foi premiado como o melhor destino turístico de 2017 no World Travel Awards, considerado o “Oscar do Turismo” mundial. É a primeira vez que o país recebe o prêmio na categoria máxima.

Também é inédito um país europeu ganhar a premiação — antes, apenas as cidades de Londres e Paris foram eleitas.

Na cerimônia, que ocorreu no último domingo (9), a Secretária de Estado do Turismo do país, Ana Mendes Godinho, declarou que o momento “é único para o turismo em Portugal” e que o país “gosta de acolher a todos, o que faz de nós um destino turístico de excelência”.

Portugal também venceu outras categorias do World Travel Awards como melhor destino de ilha (Ilha da Madeira) e melhor cidades para “escapadas” (Lisboa).

Para quem se animou a fazer as malas, a boa notícia é que, em 2018, viajar para toda a Europa ficará mais barato: as companhias do continente estão cada vez mais agressivas com os preços, por conta do crescimento das chamadas low-cost que, além de trechos curtos, passaram a operar voos de longa distância.

Crescimento e empregos

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo, o turismo português é o que mais cresce na Europa. Além disso, o setor representou, nos primeiros três meses de 2017, 6,5% de todos os empregos do país, uma alta de 0,6% em relação a 2016.  O país também está entre os 15 melhores do mundo para se investir no segmento, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

Outros vencedores

Na categoria melhor atração turística de 2017, o “Oscar turístico” foi para  Machu Picchu, no Peru. Neste ano, o sítio arqueológico impôs mais regras de acesso como medida para ajudar na preservação do local: são 3 mil bilhetes para entrada pela manhã e 2,6 mil de tarde, diariamente.  Guias turísticos são obrigatórios e cada grupo não pode ter mais de 16 pessoas.

Machu Picchu venceu na categoria melhor atração turística.Foto: Pixabay.

 

Machu Picchu venceu na categoria melhor atração turística. Foto: Pixabay.

Já a Bolívia foi o país eleito como melhor destino cultural — o título de melhor cidade cultural de 2017 ficou com São Petersburgo.

World Travel Awards foi criado em 1993 para reconhecer o que é desenvolvido na área da indústria turística em todo o mundo.

Fonte:Gazeta do Povo



NOTÍCIAS RELACIONADAS
10/07/2018
A China e os países de língua portuguesa à volta da arte em Macau
10/07/2018
Porto recebe primeira exposição de Anish Kapoor, mestre da arte contemporânea
10/07/2018
Portugal: artistas brasileiro e mexicano mostram arte urbana em Fafe
10/07/2018
Bailarinos portugueses arrasam em Barcelona
10/07/2018
Universidade do Algarve atrai cada vez mais alunos brasileiros
10/07/2018
Apoio à indústria da produção de cinema em Portugal