home > notícias

MUNDO

09/01/2018

Grupos folclóricos da região mantêm viva a tradição de Folia de Reis

Cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) realizam encontro de grupos folclóricos para comemoração do Dia de Reis, comemorado nesta sábado (6). A Folia de Reis é uma tradição religiosa que lembra a visita dos três Reis Magos (Belchior, Baltazar e Gaspar) ao Menino Jesus.

A tradição foi herdada da cultura portuguesa e no Brasil, originalmente, contava com 'foliões' que visitavam as casas vestindo roupas coloridas e tocando violas, cavaquinhos e pandeiros. Além dos três Reis Magos, os integrantes do grupo representam palhaços, sentinelas, o rei Herodes e os alferes, que carregam a bandeira com a imagem dos Santos Reis. A manifestação marca também o momento de desmontar o presépio e as árvores de Natal.

Em Ilhabela, a “Folia de Reis” será encerrada às 20h, na Praça Coronel Julião, centro histórico da cidade. Na ilha, a passagem da folia começou no mês de dezembro e percorreu diversos bairros. A manifestação é uma tradição no município e envolve várias comunidades. Comandada pelo grupo Raízes de Ilhabela, os foliões entoam canções saudando o Menino Jesus e os Reis Magos pelas casas onde passam.

Em São Sebastião, o grupo de Folia de Reis realiza uma peregrinação pelas casas da cidade. Embalada por músicas populares, os foliões percorrem os bairros do Canto do Mar, Enseada, Bairro do São Francisco, Morro do Abrigo, Pontal da Cruz, Centro, Topolândia, Barequeçaba, Boiçucanga, Maresias e Boracéia.

As visitas acontecem desde sexta e seguem até domingo (7), de manhã até por volta das 15h. O grupo de São Sebastião arrecada dinheiro ou mantimentos, como arroz, mandioca e óleo, que são destinados à realização da “Folia de Reis – Cia. De Reis do Litoral”.

Em Caraguá, a Cia. de Folia de Santos Reis de Santo Antônio realiza a 18ª edição da Festa de Folia de Reis neste sábado, a partir das 16h, na escola municipal Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro do Tinga.

São José dos Campos

O Museu do Folclore de São José dos Campos reúne no dia 28 (domingo), a partir das 9h, 12 grupos de Folias de Reis, na 21ª Chegada das Bandeiras, no Parque da Cidade, no bairro de Santana, na zona norte. O encontro desses grupos acontece há mais de vinte anos no Museu do Folclore, que mantém em sua exposição permanente, na Sala Festas, vários objetos utilizados por Folias de Reis.

A programação também prevê a realização, às 11h, de uma celebração religiosa, seguida de benção das bandeiras, pelo diácono Oscar Ivo, da Paróquia de Santana. O encerramento das atividades deve acontecer por volta das 16h. Até o final do mês o presépio pode ser visitado de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos finais de semana, das 14h às 17h.

Participantes do encontro em São José dos Campos: Grupos de São José: Cia de Reis Esplendor do Oriente (Jardim Satélite), Folia de Reis São Vicente de Paula (Vila São Geraldo), Folia de Reis Estrela de Belém (Jardim Telespark), Folia de Reis de Santana (Santana), Cia. dos Três Reis Estrela do Oriente (Vila Terezinha), Folia de Reis do Mestre Zé Mira (Putim), Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha.

Grupos de São José do Barreiro: Folia de Reis Sertão da Onça. Paraibuna: Folia de Reis Alferes Bento. Jacareí: Folia de Reis Filhos do Oriente e Folia de Reis Nossa Senhora do Guadalupe. Caçapava: Folia de Reis da Paróquia da N.S. da Boa Esperança.

Fonte:Meon



NOTÍCIAS RELACIONADAS
10/07/2018
A China e os países de língua portuguesa à volta da arte em Macau
10/07/2018
Porto recebe primeira exposição de Anish Kapoor, mestre da arte contemporânea
10/07/2018
Portugal: artistas brasileiro e mexicano mostram arte urbana em Fafe
10/07/2018
Bailarinos portugueses arrasam em Barcelona
10/07/2018
Universidade do Algarve atrai cada vez mais alunos brasileiros
10/07/2018
Apoio à indústria da produção de cinema em Portugal