home > notícias

MUNDO

09/01/2018

História: Entenda o que foi o Dia do Fico

Para entender esse capítulo extremamente importante na história do Brasil e que, frequentemente, é solicitado em conteúdos de provas de diversos vestibulares, vamos falar um pouco sobre o Dia do Fico.

Como o próprio nome diz, a expressão do Dia do Fico diz respeito a uma importante decisão tomada por Dom Pedro I no dia 9 de janeiro de 1922.

Ao decidir por ficar no Brasil, o então príncipe-regente apoiava a uma questão nacional. Naquele mesmo ano, em setembro, o país passaria por seu processo de independência de Portugal – ou seja, essa data foi extremamente decisiva nesse processo.

Idas e vindas do Império

Em um primeiro momento, a ameaça de Napoleão Bonaparte fez com que a Coroa Portuguesa desembarcasse no Brasil – Rei Dom João VI e família. Assim, o Rio de Janeiro passou a ser o centro de todo o Império Português.

No entanto, com o término dessa ameaça em terras europeias, Dom João volta à Portugal e deixa o filho Dom Pedro como príncipe-regente do Brasil.

Lembre-se que em 1815, com a presença da realeza, o país havia deixado a "posição" de colônia e ocupava o posto de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Mas o retorno de Dom João marcaria um período em que mudanças seriam exigidas na antiga colônia.

 

As pressões sobre Dom Pedro I

As elites de Lisboa passavam por uma efervescente revolução e pressionavam o príncipe-regente para que ele também, feito seu pai, voltasse para Portugal – não estavam gostando de algumas atitudes tomadas em terras brasileiras.

Essas cortes tinham o interesse no retorno do Brasil à posição original de Colônia.

No entanto, é nesse cenário que se desenvolve o Dia do Fico. Dom Pedro I recebe das mãos de personagens políticos brasileiros um documento contendo 8 mil assinaturas que pediam que ele não deixasse o país.

Diante desse clamor, Dom Pedro I proferiu a hoje famosa frase: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".

Dom Pedro apoiou uma causa legitimamente brasileira e o Dia do Fico se estabeleceu como um importante passo para a independência brasileira.

Fonte: Universia Brasil



NOTÍCIAS RELACIONADAS
10/07/2018
A China e os países de língua portuguesa à volta da arte em Macau
10/07/2018
Porto recebe primeira exposição de Anish Kapoor, mestre da arte contemporânea
10/07/2018
Portugal: artistas brasileiro e mexicano mostram arte urbana em Fafe
10/07/2018
Bailarinos portugueses arrasam em Barcelona
10/07/2018
Universidade do Algarve atrai cada vez mais alunos brasileiros
10/07/2018
Apoio à indústria da produção de cinema em Portugal