home > notícias

MUNDO

08/06/2018

São Paulo teve edifícios e monumentos iluminados em homenagem a Portugal

A iniciativa celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em parceria com Governo do Estado, ALESP e Prefeitura

Entre os dias 9 e 11 de junho, a cidade de São Paulo estará iluminada em vermelho e verde, as cores da bandeira nacional de Portugal, por ocasião das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, comemorado em 10 de junho. É o segundo ano consecutivo que edifícios de São Paulo são iluminados em homenagem ao país luso.

A iniciativa deste ano é uma parceria do Consulado Geral de Portugal em São Paulo com o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa (ALESP) e a Prefeitura de São Paulo – a quem o Consulado Geral agradece publicamente – e insere-se na programação do Experimenta Portugal ’18, chancela criada pelo Consulado Geral em 2015 destinada a estreitar o intercâmbio cultural e artístico entre os dois países na maior cidade lusófona do mundo.

Serão iluminados, entre outros, o Palácio dos Bandeirantes, o Palácio 9 de Julho, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Arte Brasileira, o Museu da Casa Brasileira, o Monumento às Bandeiras, a Biblioteca Mário de Andrade e a Sala São Paulo. Esta última também ficará iluminada com as cores da bandeira de Portugal no dia 16 de junho, quando receber o músico português Miguel Araújo e o paulista Marcelo Jeneci no concerto que marca a celebração oficial do Dia de Portugal, oferecido gratuitamente à cidade pelo Consulado Geral.

Hasteamento da Bandeira

No Dia 10, às 10h da manhã, o Consulado (localizado na Rua Canadá, 324 – Jardim América) realiza uma cerimônia para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas aberta ao público. Será feito o hasteamento da bandeira nacional por duas crianças brasileiras que acabaram de obter a nacionalidade lusa.

Sobre o Experimenta Portugal ’18

Em sua quarta edição, o Experimenta Portugal oferecerá um extenso calendário de eventos durante os meses de maio, junho e julho deste ano, recheado das mais diversas expressões e criações artísticas, musicais e culturais, em diferentes espaços e equipamentos culturais ícones da cidade de São Paulo, ilustrando o momento único de conexão e colaboração que São Paulo/Brasil e Portugal estão hoje a viver.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Cunha Vaz Brasil – Rodrigo Dias Gomes
(11) 2776-1920 | rdg@cunhavaz.com

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
10/10/2018
Portugal tem uma Oliveira com 3350 anos
09/10/2018
Nos 87 candidatos ao Óscar para melhor filme estrangeiro, há um português
09/10/2018
Açores: Primeiro de 16 volumes da obra de Vitorino Nemésio quase a chegar
09/10/2018
Portugal é o país convidado na Feira do Livro de Guadalajara no México
09/10/2018
Foi na página 20 de 'Levantado do Chão' que Saramago encontrou a sua voz
09/10/2018
"Há um antes e um pós festivais literários em Portugal"