home > notícias

MUNDO

13/06/2018

Consulado Geral de Portugal lança reedição do livro “Arte de Cosinha”, clássico do século XIX

Obra rara foi escrita pelo cozinheiro real João da Matta em 1876 e traz detalhes de banquetes no período da realeza.

No dia 13 de Junho, às 18h, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, em parceria com o Grêmio Literário e Recreativo Português de Belém-Pará, e a Câmara Portuguesa de São Paulo, realiza o lançamento do livro “Arte de Cosinha”. Esta é uma obra rara da autoria do cozinheiro real João da Matta, cuja primeira edição data de 1876. Contém cerca de trezentas páginas com receitas originais dos principais jantares organizados pelas Famílias Reais de Portugal e Imperial Brasileira.

O livro é uma das obras icônicas que integram o acervo da histórica Biblioteca “Fran Paxeco”, na sede do Grêmio Literário e Recreativo Português de Belém do Pará, uma das mais importantes bibliotecas do Brasil, com inúmeras obras históricas de referência.

Na obra “Arte de Cosinha”, João da Matta, famoso cozinheiro real, apresenta todos os detalhes dos banquetes confecionados na época para a família real portuguesa, e as receitas completas de todos os quitutes e pratos servidos, com enorme rigor e riqueza de detalhes, desde a massa do famoso bolinho de bacalhau ao recheio do doce e saboroso pastel de Santa Clara.

A reedição agora fac-similada resulta de uma feliz e bem-sucedida parceria entre o Governo do Estado do Pará, por meio da Imprensa Oficial do Estado, e o Grêmio Literário Português da cidade de Belém do Pará, uma associação recreativa luso-brasileira com 150 anos de existência. Com esta parceria pretende-se reforçar os laços históricos que unem Brasil e Portugal com o resgate de elementos do nosso património comum.

Serviço: (Entrada Gratuita)
Data – 13 de Junho de 2018
Hora – 18h00
Local – Rua Canadá, 324 – Jardim América

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/01/2019
Google Arts & Culture permite visitar arte portuguesa a partir de qualquer parte do mundo
16/01/2019
Prémio Literário Armando Silva Carvalho distingue escritores da lusofonia
16/01/2019
Venha deliciar-se na Feira do Queijo Serra da Estrela 2019
16/01/2019
Enoturismo. Faturação da Porto Cálem aumentou 40% no ano passado
16/01/2019
Duas marcas portuguesas de vinhos distinguidas com prémio internacional
16/01/2019
Livraria Lello celebra 113 anos