home > notícias

MUNDO

10/07/2018

Apoio à indústria da produção de cinema em Portugal

Produtoras estrangeiras vão ter mais vantagens em filmar no nosso País.

O Governo quer incentivar a produção de cinema internacional em Portugal com a criação de um fundo gerido pelo Turismo de Portugal em articulação com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), de acordo com o diploma terça-feira publicado em Diário da República.

Com um capital inicial realizado de 30 milhões de euros, o Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, que vem substituir o benefício fiscal à produção de filmes em território nacional, pode ir até aos 50 milhões, incluindo 20 milhões provenientes de reembolsos de beneficiários de fundos europeus.

Prevê-se que dez milhões de euros sejam canalizados para captação de grandes eventos internacionais, outros dez milhões para o apoio às empresas e mais dez milhões para a produção cinematográfica e captação de filmagens.

Em entrevista à Lusa, o presidente do ICA, Luís Caby Vaz, revelou que este ano já recebeu pedidos para dez projetos, oriundos de países como Espanha, França, Bélgica, Índia e Alemanha, em que há a expectativa de que os Estados Unidos também se interessem por filmar em território nacional. 

Fonte: Correio da Manhã



NOTÍCIAS RELACIONADAS
13/11/2018
Homenagem a Sophia de Mello Breyner abre Festival Internacional
13/11/2018
Conferência Why Portugal analisa 'estado da arte' da exportação de música portuguesa
13/11/2018
Biografia de José Saramago é apresentada em Lisboa
13/11/2018
Empresas portuguesas com participação recorde na feira Equiphotel em Paris
13/11/2018
Museu do Fado celebra 20 anos com exposição sobre Maria Teresa de Noronha
13/11/2018
Japão recebe evento dedicado a Portugal