home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

08/08/2018

Economia portuguesa poderá ter crescido até 2,5% no 2º. trimestre [Portugal]

O Fórum para a Competitividade estima que a economia portuguesa poderá ter acelerado no segundo trimestre, podendo apresentar um crescimento homólogo entre 2,2% e 2,5%, mas lamenta que país esteja a desperdiçar a conjuntura externa.

"Portugal está a desperdiçar uma conjuntura externa excecional, que já está mesmo a dissipar-se, não aproveitando para convergir com a UE [União Europeia]", lê-se na nota de conjuntura de julho.

Segundo o Fórum, os dados das exportações de abril e maio evidenciaram uma clara aceleração, enquanto os dados referentes à procura interna se revelaram com uma tendência "ligeiramente positiva".

"Tudo somado, parece que a economia terá acelerado no 2.º trimestre, podendo apresentar um crescimento homólogo entre 2,2% e 2,5%", indica.

No entanto, sinaliza, o INE divulgou este mês o segundo Inquérito aos Custos de Contexto, cuja principal conclusão "é que não houve melhoria em relação ao 1.º Inquérito, realizado em 2014".

"Entre os nove domínios em análise, foi no sistema judicial, nos licenciamentos e no sistema fiscal que as empresas identificaram os maiores obstáculos, à semelhança do registado em 2014. Foi, contudo, no domínio dos recursos humanos que se registou o maior aumento entre 2014 e 2017", refere.

"este Governo não tomou qualquer medida de fundo que permitisse diminuir os custos de contexto, que representam alguns dos maiores obstáculos ao crescimento económico, que é um dos nossos maiores problemas", conclui.

O Fórum para a Competitividade lamenta ainda que na reforma da Lei de Enquadramento Orçamental, se tenha atrasado dois anos, nos objetivos essenciais da nova lei: "iniciar uma verdadeira orçamentação por programas em Portugal" e "dar continuidade à adequação do processo orçamental às novas regras orçamentais europeias".

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
20/08/2018
Preços na produção industrial aceleraram para 4,4% [Portugal]
20/08/2018
Operações de fusões e aquisições sobem 3% no ano até julho [Brasil]
20/08/2018
Correios vão lançar o ‘Uber da entrega’ [Brasil]
20/08/2018
Frutalmente fatura mais de 4 milhões e prevê subida de 50% na produção [Portugal]
20/08/2018
Turistas que visitam a Madeira revelam grau de satisfação "muito elevado" [Portugal]
20/08/2018
Vendas no varejo crescem 1,8% em julho, aponta Mastercard [Brasil]