home > notícias

MUNDO

08/08/2018

Artista português Nuno Roque estreia-se no cinema francês

O artista português Nuno Roque, que entrou em várias óperas em França, vai estrear-se no cinema francês no filme 'Les Bonnes Intentions', do realizador Gilles Legrand, com participação da atriz Agnès Jaouï.

O filme vai ter antestreia no Festival du Film Francophone de Angoulême, a 24 de agosto, e vai chegar às salas francesas de cinema a 21 de novembro e, ás portuguesas, a 17 de janeiro.

O português desempenha o papel de um jovem autista brasileiro numa comédia dramática que conta a história de uma professora de francês, interpretada por Agnès Jaouï, determinada em conseguir que o seu grupo de sete alunos imigrantes passe no exame do código da estrada.

Entrar num filme francês pela primeira vez não foi fácil, devido a uma «certa resistência» contra os atores portugueses.

«Não há nenhum português que seja extremamente chamado. Por exemplo, há vários atores espanhóis, há vários atores alemães que tu vês constantemente nos filmes e, às vezes, ainda há um bocado essa resistência de: 'Só chamaremos um português quando for para fazer alguma coisa em português'», disse Nuno Roque à agência Lusa.

Paralelamente, Nuno Roque, de 30 anos, está a realizar a sua primeira curta-metragem, que descreve como «um filme manifesto artístico», que só deverá estar pronta em 2020.

O artista já tinha realizado um trabalho em vídeo, intitulado 'My Cake', que, em 2015 e 2016, foi exibido em museus e cinemas nos Estados Unidos, na Bélgica, Espanha, Rússia, Bósnia, Macedónia, Canadá e França. O vídeo foi nomeado para vários prémios internacionais, incluindo o Blooom Award, na Alemanha, e o Prix Videoformes em França.

Nuno Roque vive e trabalha em Paris desde 2006, e desenvolve um trabalho multidisciplinar que vai da música, ao cinema, escultura, fotografia e representação.

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
10/10/2018
Portugal tem uma Oliveira com 3350 anos
09/10/2018
Nos 87 candidatos ao Óscar para melhor filme estrangeiro, há um português
09/10/2018
Açores: Primeiro de 16 volumes da obra de Vitorino Nemésio quase a chegar
09/10/2018
Portugal é o país convidado na Feira do Livro de Guadalajara no México
09/10/2018
Foi na página 20 de 'Levantado do Chão' que Saramago encontrou a sua voz
09/10/2018
"Há um antes e um pós festivais literários em Portugal"