home > notícias

MUNDO

11/09/2018

Lisboa recebe primeiro festival de comida e música focado na responsabilidade ambiental

Um evento único em Portugal que vai juntar sete dos melhores chefs nacionais, convidando-os a cozinhar com fogo, fumo e lenha ao som das melhores bandas portuguesas.

Dos criadores de The Presidential Train chega a Lisboa o ‘Chefs on Fire’, um projeto de celebração das origens da cozinha, que vai reunir os sete melhores chefs

nacionais na preparação de refeições em torno de uma fogueira de 90 metros quadrados, num evento que pretende educar sobre a cozinha responsável com fogo. O evento vai conter ainda um cariz solidário na medida em que por cada bilhete vendido, 5€ revertem diretamente para os bombeiros do Estoril.

Gonçalo Castel-Branco, criador do festival considera que «este não é apenas um evento de comida e música, porque assume uma abordagem interventiva e pedagógica de responsabilidade ambiental. Portugal defronta cada vez mais gravíssimos problemas na área dos incêndios, e sabemos que com as alterações climáticas esse drama só vai piorar. É imperativa uma abordagem de pedagogia e respeito pelo fogo, pelos bombeiros e pelo ambiente, sendo que esta é uma das premissas que sustentam todo o conceito do Festival Chefs on Fire.»

E se cozinhar com fogo é a forma mais consciente, ambiental e ancestral de celebrar as origens da cozinha, o festival adota um posicionamento 100% plastic free, desde os produtores ao produto final. A comida vai ser servida em louça japonesa de bambu e cana de açúcar.

«Se o nosso intuito é voltar às origens da cozinha e trabalhar com elementos tão simples e naturais, não queríamos deixar que isso ficasse apenas pela comida, mas que contagiasse todo o evento», explica Gonçalo Castel-Branco, criador do festival.

A comida preparada durante 24 horas nas brasas fica a cargo dos Chefs Ljubomir Stanisic, Miguel Rocha Vieira, João Rodrigues, Vasco Coelho Santos, Pedro Lemos, Manuel Maldonado e António Galapito, prontos a surpreender o público fora das suas cozinhas Michelin.

A juntar-se à melhor comida, o festival conta ainda com o melhor da música portuguesa, com Best Youth, Budda Power Blues, Deixem o Pimba em Paz, Frankie Chavez e Tiago Bettencourt e Salvador Sobral canta Gershwin, Porter e Carmichael.

Chefs on Fire vai ter lugar no espaço FIARTIL, em Cascais, no dia 23 de setembro, do 12h às 22h.

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/04/2019
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO NO MASP
17/04/2019
Seminário promove debates sobre o cenário cultural, artístico e político no Brasil
17/04/2019
Há dez obras de arte portuguesas em exposição em dez municípios no Alto Minho
17/04/2019
Feira do Livro do Porto homenageia Eduardo Lourenço em setembro
17/04/2019
Entradas em museus e monumentos da DGPC gratuitas na próxima 5.ª feira
17/04/2019
Galerias romanas vão ser museu. E abrir mais vezes por ano