home > notícias

ASSOCIADOS

11/09/2018

Brasil Salomão e Matthes Advocacia abre filiais em Portugal [Brasil Salomão]

Escritório cria duas frentes de atendimento no país europeu, uma em Lisboa e outra em Porto, que contam com a coordenação do advogado Fernando Senise

Com um projeto ousado de expansão e abertura internacional, o Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia anuncia a criação de duas filiais em Portugal, uma localizada em Lisboa (capital do país europeu) e outra em Porto. Com esse crescimento, hoje ao todo a banca conta com dez unidades, sendo oito no Brasil: a matriz em Ribeirão Preto e filiais nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Franca (SP), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Três Lagoas (MT) e Rondonópolis (MT).

Atento aos efeitos da globalização e à intensa relação entre Brasil e Portugal com o mapeamento de uma nova rota para empresários brasileiros, o escritório optou por ter um atendimento personalizado no país pela sua localização estratégica, o que visa facilitar o contato e a convivência com os clientes atuais e futuros. Outros pontos decisivos para estratégia de expandir para este mercado foram o momento econômico, a estabilidade política, o fato de Portugal ser membro da Comunidade Europeia, a receptividade com os brasileiros e os excelentes incentivos tributários e financeiros para pessoas físicas e jurídicas que lá queiram investir ou residir e ainda pela proximidade do país com a África e demais países integrantes da comunidade de países de língua portuguesa.

A intenção é que essas novas estruturas em solo português atendam tanto a brasileiros que queiram investir na Europa, como a europeus ou estrangeiros de qualquer país, que queiram investir no Brasil. “Queremos oferecer para investidores internacionais nossos 49 anos de experiência no mercado brasileiro e para os brasileiros a segurança de nossa assessoria presencial, lado a lado, também na Europa”, explica o sócio-presidente de Brasil Salomão e Matthes Advocacia, Marcelo Salomão.

Para a equipe diretiva da banca de advocacia, o investimento no atendimento pessoal no mercado europeu faz muita diferença e é também muito significativo para os clientes brasileiros contarem com os advogados ao lado deles ou de suas empresas também em Portugal. As unidades também vão prestar atendimento voltado para pessoas físicas, que queiram realizar investimentos imobiliários, obter o Golden Visa ou outros benefícios, como o Residente Não-habitual.

A escolha pelas cidades de Lisboa e Porto para o funcionamento do novo atendimento foi delineada por serem as duas maiores e mais importantes cidades de Portugal. As duas unidades terão a coordenação do advogado Fernando Senise, que foi convidado para este desafio em razão de sua experiência em planejamentos societários e sucessórios, constituição de fundos de investimentos, contratos e direito imobiliário. O advogado possui expertise em renomados escritórios e grandes empresas, nacionais e multinacionais; estudou nos Estados Unidos e na Suíça, cursando pós-graduação em renomadas instituições. “Temos convicção que elegemos o nosso sócio com perfil mais adequado para esta missão”, avalia Marcelo.

Seguindo o mesmo padrão de interação entre suas unidades no Brasil, a proposta é que o time de advogados das filiais de Portugal trabalhe em total sintonia com as demais unidades brasileiras. “As filiais na Europa estão prontas para oferecer atendimento nas áreas tributária, societária, imobiliária e empresarial. Para as demais áreas, já consolidamos parcerias com renomados e competentes escritórios portugueses”, acrescenta o coordenador das novas unidades, Fernando Senise.

“A implantação das unidades representa um novo marco na expansão da banca e sinaliza que, no mundo atual, o crescimento de qualquer negócio ou serviço não tem mais limites territoriais diante da globalização e seu espectro de oportunidades”, conclui Salomão.

Portugal 2020

Atualmente, a Brasil Salomão e Matthes Advocacia assessora vários clientes que aderiram ao programa Portugal 2020 – trata-se de uma linha incentivos decorrente de uma parceria entre Portugal e a Comissão Europeia. O objetivo é estimular a ida de indústrias para aquele país, para que lá produzam, gerem empregos e exportem o máximo possível de sua produção, gerando divisas para Portugal.

Este atendimento no mercado português é fruto de uma série de eventos e reuniões estratégicas que o Escritório tem realizado com parceiros nos últimos dois anos. A atuação visa fomentar essa nova possibilidade de negócios para empresários brasileiros no mercado europeu.

Golden Visa e Residente não-habitual

O escritório também tem atendido pessoas interessadas em investir em imóveis em Portugal, bem como, assessorado pessoas que queiram obter o denominado Golden Visa, ou obter regimes fiscais favorecidos, como o regime de residente não habitual.

“O Golden Visa corresponde a uma autorização de residência temporária para investimento, concedida pelo governo português, com vistas à atração de capitais estrangeiros ao mercado interno lusitano”, explica o advogado Fernando Senise, sócio responsável pelos escritórios em Portugal.

Ainda, “o regime fiscal do residente não-habitual, por sua vez, trata-se de um regime fiscal favorecido, também temporário, que distingue rendas advindas do exterior das rendas advindas de fontes portuguesas, e as tributa com alíquotas consideravelmente menos onerosas, quando comparadas com as alíquotas aplicáveis aos residentes fiscais portugueses”, acrescenta Senise.

Aproveitando de toda sua experiência na área tributária, o escritório também se especializou em estudar a legislação portuguesa no que concerne aos benefícios direcionados para estrangeiros que elejam Portugal como seu novo domicílio fiscal. “Há benefícios muito vantajosos e que valerão por 10 anos”, ressalta Salomão.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
06/11/2018
Os desafios do sistema tributário para empreendedores [PWC]
06/11/2018
Brasileiros expatriados em Portugal passam a contar com programa especial de seguros [MDS]
06/11/2018
EDP leva carteira com 45 milhões de euros para startups que se destaquem na Web Summit [EDP]
06/11/2018
Izirepair é a grande vencedora do NORS Digital Disruptors [NORS]
06/11/2018
Compliance, sanções e perdas financeiras [Franco Advogados]
06/11/2018
Morar em Chaves: seu refúgio e tranquilidade em Portugal [Nacionalidade Portuguesa]