home > notícias

MUNDO

04/12/2018

Jovens empresários organizam semana do empreendedorismo e internacionalização no Porto

De 05 a 07 de dezembro, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) organiza, no Porto, uma semana dedicada ao empreendedorismo e internacionalização, que inclui uma feira do empreendedor, uma conferência europeia e um encontro dedicado à CPLP.

«Pela sua multidisciplinaridade, abrangência de públicos e dimensão internacional, a 'ANJE Business Week' vai ao encontro dos grandes desafios do ecossistema empreendedor português. Com o programa de eventos previsto, a ANJE irá promover, por um lado, o acesso de mais jovens ao emprego e à atividade empresarial e, por outro, a consolidação do movimento 'startup' português», afirma Adelino Costa Matos, presidente da associação.

Segundo Adelino Costa Matos, o evento «cobre toda a cadeia de valor do empreendedorismo, desde o 'mindset' [espírito] empreendedor à criação, financiamento, crescimento e internacionalização de 'startups'».

O programa da ANJE Business Week inclui três grandes iniciativas: a EYEC10 - European Young Entrepreneur Conference (conferência europeia de jovens empreendedores), o CPLP Meeting (encontro consagrado às relações empresariais entre países de língua oficial portuguesa) e a 21.ª Feira do Empreendedor (certame dedicado ao emprego e empreendedorismo).

Na sua 10.ª edição, a conferência anual da YES For Europe -- European Confederation of Young Entrepreneurs irá realizar-se pela primeira vez no Porto, no dia 05 na sede da ANJE e nos dias 06 e 07 na Alfândega do Porto.

De acordo com a organização, os temas principais da conferência são a inovação, a tecnologia e o crescimento, estando já confirmadas as presenças de empresas em crescimento no mercado global - como a Sword Health ou Lemon Jelly - e de organizações com presença em vários mercados internacionais, como a Microsoft e o Grupo Valerius.

Também no dia 05 de dezembro, na sede da ANJE, decorre o CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) Meeting, um evento organizado em parceria com a FAJE - Federação das Associações de Jovens Empresários da CPLP, entidade que congrega várias estruturas associativas de promoção do empreendedorismo jovem no mundo lusófono.

«O objetivo do encontro é fomentar e dinamizar as relações entre os jovens empreendedores da CPLP, tendo em vista a cooperação económica entre países irmanados por um património histórico, cultural e linguístico comum», sustenta a associação.

O terceiro grande evento da ANJE Business Week é a 21.ª Feira do Empreendedor, apresentada como «um dos maiores certames portugueses dedicados ao empreendedorismo jovem, ao emprego, à qualificação e à gestão de carreira» e que reunirá mais de uma centena de empresas.

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
12/02/2019
Vinhos portugueses em destaque na Hungria
12/02/2019
Itinerários do Caminho Português de Santiago vão ser certificados
12/02/2019
Investigadores portugueses desenvolvem dispositivo para tratamento de infecções ósseas
12/02/2019
Portugal já é dos países "mais atrativos" como "destino de filmagens"
12/02/2019
Penalva do Castelo abre ciclo anual das feiras do queijo Serra da Estrela
12/02/2019
Todos os fins de semana de maio serão de Festival Feminista de Lisboa