home > notícias

MUNDO

04/12/2018

Portugal disposto a ajudar a preservar monumentos ligados à história portuguesa no Quênia

De acordo com a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, a reabilitação e conservação manutenção dos monumentos ligados à história portuguesa no Quénia compete ao governo queniano, contudo, Portugal está «disponível» para colaborar.

O património histórico, como o Forte Jesus em Mombaça, o padrão de Vasco da Gama ou a igreja portuguesa de Melinde, enfrentam diversos riscos, desde a erosão provocada pelo mar ao desgaste da passagem do tempo, no entanto, a sua conservação está fortemente condicionada pelas dificuldades de financiamento.

Reconhecendo que estes são «três importantíssimos exemplos de património português em África», Teresa Ribeiro assinalou que Portugal «está disponível para colaborar», mas sublinhou que a recuperação do património e responsabilidades quanto à conservação desse património pertencem inteiramente ao Quénia.

«Nós [Portugal] ajudaremos sem nenhuma hesitação, mas o património está no Quénia, pertence ao Quénia e deve ser devidamente zelado pelo Quénia, ainda que possa mobilizar apoios internacionais e ainda que Portugal tenha um especial apreço pela conservação desse património e esteja disponível para ajudar à sua manutenção nas melhores condições», afirmou a governante.

Teresa Ribeiro adiantou que Portugal está disponível para apoiar o Quénia sobretudo na elaboração dos estudos técnicos, para os quais conta também com o apoio da Fundação Gulbenkian «que tem dado um contributo inestimável na identificação do património e realização de estudos técnicos com vista à sua recuperação».

Atualmente, o Quénia tem em curso intervenções no Forte Jesus, em Mombaça, monumento classificado pela UNESCO como património mundial e datado do século XVI e pretende avançar com a construção de um quebra-mar para atenuar os efeitos da ondulação sobre o padrão de Vasco da Gama, construído em 1498, em Melinde.

Fonte: Revista de Portugal e das Comunidades



NOTÍCIAS RELACIONADAS
12/02/2019
Vinhos portugueses em destaque na Hungria
12/02/2019
Itinerários do Caminho Português de Santiago vão ser certificados
12/02/2019
Investigadores portugueses desenvolvem dispositivo para tratamento de infecções ósseas
12/02/2019
Portugal já é dos países "mais atrativos" como "destino de filmagens"
12/02/2019
Penalva do Castelo abre ciclo anual das feiras do queijo Serra da Estrela
12/02/2019
Todos os fins de semana de maio serão de Festival Feminista de Lisboa