home > notícias

ASSOCIADOS

10/09/2019

A exclusão de usuários realizada pelo aplicativo “WhatsApp” [Brasil Salomão e Matthes Advocacia]

Alguns usuários do aplicativo “WhatsApp” foram banidos de suas contas, assim  buscaram a solução no âmbito judiciário.

No entanto, apenas alguns dos pedidos de reativação da conta foram acolhidos por comprovada violação aos Termos de Serviço do aplicativo.

Em um dos casos, havia denúncias realizadas por outros usuários no que se refere ao conteúdo das mensagens enviadas pelo autor, o qual foi banido. Por tal razão, o Magistrado entendeu que o banimento foi devidamente justificado, não acolhendo o pedido de restabelecimento da conta. 

Ademais, em outro episódio, o aplicativo foi condenado a restabelecer conta de um usuário que foi excluído sem justificativa comprovada. Nesse caso, o usuário dos serviços comprovou que utilizava sua conta para contatar seus clientes e que o seu banimento foi realizado sem qualquer justificativa.

Ainda, em outro de caso de banimento, o pedido de reativação da conta foi acolhido, por não constar qualquer comprovação de que o usuário tivesse violado os termos e condições de uso do aplicativo. Além disso, nesse mesmo caso, o Juiz entendeu que o aplicativo do WhatsApp não observou o disposto no artigo 20 da Lei 12.965/2014, que prevê o direito ao contraditório, bem como a ampla defesa dos usuários.

Por ser um aplicativo utilizado pela maioria das pessoas, é importante que os usuários atentem-se aos termos de uso do aplicativo a fim de evitar banimentos, e, em caso de exclusão injustificada, o usuário poderá requerer a reativação da conta junto ao judiciário. 

 

Fonte: Brasil Salomão e Matthes Advocacia



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/02/2020
Declaração Anual de Capitais Brasileiros no Exterior (DCBE) 2020 - Alterações Importantes [FCB - Sociedade de Advogados]
18/02/2020
TAP recebe dois novos Airbus A330neo no mesmo dia [TAP]
18/02/2020
Investir em Portugal em 2020: conheça as melhores cidades [Nacionalidade Portuguesa]
18/02/2020
ROFF recebe dois prémios no evento SAP “PARTNER'S KICK-OFF MEETING LISBON 2020” [ROFF]
18/02/2020
BMA é destaque no Chambers Global 2020 [BMA]
18/02/2020
Diversidade é um dos focos da Gi Group Brasil em 2020 [Gi Group Brasil]