home > notícias

MUNDO

05/11/2019

Da comida tailandesa ao yoga: Odemira celebra diversidade cultural

Os Dias da Interculturalidade vão ser celebrados em Odemira, entre sábado e dia 10 de novembro, com várias atividades culturais, desportivas e de partilha de experiências e saberes para "enaltecer a diversidade cultural" existente no concelho.

Segundo a Câmara de Odemira, distrito de Beja, a iniciativa resulta de uma parceria entre a autarquia e várias entidades do concelho, no âmbito do Plano Municipal para a Integração dos Migrantes 'Odemira Integra+'.

Os Dias da Interculturalidade visam "enaltecer" a diversidade cultural que existe no concelho, "sensibilizar para a riqueza da interculturalidade", promover convívio entre cidadãos migrantes e comunidade local e fomentar o contacto entre diferentes culturas, através da troca de experiências e da partilha de saberes, explica o município.

Gastronomia e atividades para as escolas

A iniciativa vai arrancar no sábado com a comemoração da interculturalidade com o movimento associativo e através de várias atividades no Centro Sociocultural de S. Miguel, a partir das 10h00, nomeadamente uma manhã desportiva, um almoço intercultural com gastronomia portuguesa e tailandesa e uma tarde cultural com atuação do Grupo Vozes do Sul e danças nepalesas.

Segue-se, no dia 6 de novembro, no Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes, atividades dirigidas à comunidade escolar.

Debates, capoeira, yoga e cinema documental

No dia 8 de novembro, no Cineteatro Camacho Costa, na vila de Odemira, vai decorrer o Encontro Interplataformas do Alentejo Litoral e da Península de Setúbal dedicado ao tema 'Pensar Intercultural: Gentes e Cenários'.

No dia seguinte, a 9 de novembro, a partir das 15h00, no Jardim Público de Vila Nova de Milfontes, vão decorrer sessões gratuitas de capoeira e yoga.

Entre os dias 7 e 10, vai decorrer um ciclo de cinema documental dedicado ao tema da interculturalidade e que incluirá exibições de filmes em Odemira, S. Teotónio e Vila Nova de Milfontes.

Curtas e filmes

O ciclo vai arrancar no dia 7, às 10h00, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, com uma sessão infantojuvenil dirigida à comunidade escolar e para exibição de curtas-metragens.

Seguem-se as exibições dos filmes 'Fluxos', de Marcelo Luna, no dia 7, no auditório de uma agência bancária, em São Teotónio, e 'Piano no Zanskar', de Michal Sulima, no dia 8, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, a partir das 21h30.

No dia 9, no Cinema Girassol em Vila Nova de Milfontes, serão exibidos os filmes 'Atelier de Conversation', de Bernhard Braunstein, às 18h00, e 'The Worker's Cup', de Adam Sobel, às 21h30.

O ciclo de cinema e os Dias da Interculturalidade terminam no dia 10 com a exibição do filme 'Rodnye/Close Relations', de Vitaly Mansky, a partir das 15h00, no Cineteatro Camacho Costa.

 

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
05/11/2019
Concerto de guitarra portuguesa abre II Festival de Órgão
05/11/2019
Fernando Lemos: Ilustrações Literárias
05/11/2019
Gonçalo Byrne doa acervo com mais de 160 projetos à Casa da Arquitetura
05/11/2019
Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo
05/11/2019
Anozero com obras de 39 artistas para provocar em Coimbra
05/11/2019
8 podcasts sobre artes visuais