home > notícias

MUNDO

19/11/2019

Emigrantes animam a economia do país no verão [Portugal]

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas disse, este fim de semana, que os emigrantes animam a economia nacional nesta altura do ano e as suas poupanças têm aumentado, o que mostra a confiança que continuam a ter no país.

"Todos temos a experiência do regresso dos emigrantes neste período do ano e sabemos bem que eles aproveitam para tratar de muitos dos assuntos relativos às suas vidas e aos seus investimentos que têm em Portugal, e é por isso que ocorre um acréscimo de procura nos setores do urbanismo nas Câmaras Municipais nesta altura do ano", disse o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. 

José Luís Carneiro disse que "há um conjunto de investimentos que os emigrantes têm em Portugal nesta altura do ano que, efetivamente, mostram que eles animam a economia local, a economia regional, a economia do país, quer em termos do turismo, da restauração, do alojamento, mas também em termos de outros investimentos". Referiu ainda que "pese embora haver quem tenha entendido, sobretudo na transição de 2015 para 2016, que as circunstâncias políticas do novo Governo estavam a levar a que os emigrantes retirassem as suas poupanças e deixassem de investir em Portugal e, por outro lado, também a crise que se abateu sobre o sistema bancário (…), de que os emigrantes estavam a ter uma desconfiança em relação a Portugal e que estavam a desviar as suas poupanças do nosso país", esse cenário não se verificou. 

"Ora, esses receios não, apenas, felizmente, não se confirmaram como, antes pelo contrário, as poupanças dos emigrantes e as remessas dos emigrantes ampliaram significativamente de 2015 para 2016 e de 2016 para 2017. No ano de 2016, as remessas dos emigrantes para Portugal alcançaram o seu nível histórico mais elevado". Segundo o governante, naquele ano foram transferidos para Portugal "mais de três mil 330 milhões de euros, o que mostra de uma forma muito clara a confiança que os portugueses emigrantes continuam a ter no seu país".

 

Fonte: Revista PORT.COM

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
10/12/2019
'Dois Papas', de Meirelles, concorre a quatro prêmios no Globo de Ouro
10/12/2019
Bianca Madruga inaugura exposição que investiga o tempo a partir do espaço, na Galeria de Arte Ibeu
10/12/2019
Música rainha de Cabo Verde espera ser Património da Humanidade
09/12/2019
Um berbequim e três dias. Mural de Cesária Évora feito por Vhils é atração no Mindelo
09/12/2019
Obras de arte do concurso “Rondônia e suas Belezas Naturais” estão em exposição na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho
09/12/2019
Há quatro escolas de negócios portuguesas entre as melhores na Europa