QUEM SOMOS ASSOCIADOS INFORMAÇÕES COMERCIAIS SERVIÇOS PUBLICAÇÕES ASSOCIE-SE FALE CONOSCO

> CULTURA
A+A-Enviar por e-mailVersão para impressãovoltar

09/01/2012 12:48
Ano do Brasil em Portugal: Exposição sobre Fernando Pessoa na Gulbenkian

Uma exposição sobre o poeta Fernando Pessoa e os seus heterónimos, com fotografias, pintura e documentos, vai ser inaugurada no dia 09 de Fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no âmbito do Ano do Brasil em Portugal.

Intitulada «Fernando Pessoa, Plural como o Universo», esta mostra nasceu de uma colaboração entre a Fundação Gulbenkian, a Fundação Roberto Marinho e o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, indica a publicação mensal da Fundação que acolherá a mostra sobre a vida e a obra do autor.

Até 30 de abril, os visitantes poderão encontrar na sede da Fundação Gulbenkian os poemas, textos, documentos, fotografias e pintura sobre um dos nomes maiores da História da Literatura portuguesa.

De acordo com a publicação, um dos espaços da mostra será reservado à apresentação, em compartimentos delimitados, do ortónimo e dos quatro mais importantes heterónimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares.

Noutra parte da exposição serão apresentados textos que pretendem mostrar como puderam conviver, no espírito de Fernando Pessoa, heterónimos e escritos auto-interpretativos, bem como todos os outros projectos que o poeta ia desenvolvendo.

Estarão disponíveis objectos nunca antes expostos em Portugal e também exemplares de toda a obra de Fernando Pessoa em português e traduzida para outras línguas, instalados numa mesa com oito metros de comprimento por quatro de largura, para proporcionar aos visitantes uma oportunidade de leitura ou releitura da obra.

A mostra, com curadoria de Carlos Filipe Moisés e Richard Zenith, terá ainda uma forte componente multimédia, composta por filmes e poemas ditos.

Além do catálogo da exposição, será lançado um livro intitulado «Fernando Pessoa: o editor, o escritor e os seus leitores», com um conjunto de 50 depoimentos pedidos a igual número de personalidades portuguesas e estrangeiras que dão conta da sua relação com a obra do poeta.

Fonte: Embaixada de Portugal no Brasil


Notícias relacionadas:

17/05/2013 16:22
2ª Mostra Cinema Português Contemporâneo

16/05/2013 16:17
Cantora lusa Amélia Muge atua esta quinta-feira no Rio de Janeiro

16/05/2013 15:30
Exposição comemora o Ano de Portugal no Brasil

15/05/2013 13:31
Portugueses em Cannes para cativar produtores de cinema

14/05/2013 11:33
Chove cultura em SP na campanha da Virada Cultural

     POR+ © 1912 - 2012. Todos os direitos reservados Siga-nos: