Nona edição do concurso terá como tema 'A minha energia ilumina o mundo!'
São Paulo, 17 de agosto de 2012 – O Instituto EDP, entidade que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP no Brasil, lança neste mês o Concurso Arte com Energia. Aação que faz parte do programa EDP nas Escolas tem como objetivo a contribuição para a melhoria da qualidade da vida estudantil com integração entre arte e energia e, com a participação da comunidade. Neste ano, com a temática “A minha energia ilumina o mundo!”, alunos do 1º ao 9º ano da rede pública, dos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, irão desenvolver, de forma criativa, uma escultura ou maquete sobre o tema e deverão enviar o projeto até 26 de outubro.
Dada a importância das questões energéticas, aliada à preocupação ambiental, o ano de 2012 foi escolhido pela ONU como o ‘Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos’, evidenciando a relevância desse tema. Desta forma, os estudantes deverão relacionar a importância da energia com suas diferentes fontes em seu cotidiano, podendo integrar questões quanto ao uso consciente, racional e seguro de energia elétrica. O professor e os pais terão um papel fundamental no desempenho do trabalho que irá ao concurso, auxiliando as crianças e jovens no entendimento da proposta apresentada, no processo criativo e na confecção do produto.
Todos os alunos receberão uma cartilha de apoio intitulada “Passaporte: Dê a Volta ao Mundo com a Boa Energia” e deverão utilizar as informações contidas nela como base para a produção de uma escultura ou maquete, e para sua confecção deverá ser usado somente material de baixo impacto ambiental ou reciclável.
Divididos em grupos, os estudantes do 1º ao 5º ano, desenvolverão o trabalho utilizando uma das cinco fontes de energia: eólica, biomassa, geotérmica, hídrica e solar e os alunos do 6º ao 9º ano deverão produzir o material contemplando pelo menos três destas fontes de energia sustentável, além de apresentar como essas matrizes de energia atuam em benefício da sociedade.
Após a finalização desta etapa, a instituição de ensino deverá realizar uma exposição dos trabalhos confeccionados, aberta ao público, e enviar o filme para o Instituto EDP, destacando os três melhores. Também é de responsabilidade da escola selecionar os três melhores projetos de cada ano escolar para premiação das esculturas/maquetes por série e Estado.
Os projetos devem ser enviados até 26 de outubro para o IEDP e passarão por uma comissão julgadora, externa, composta por especialistas que escolherão os três melhores por série e Estado. Os selecionados participarão de um passeio comemorativo relacionado a questões energéticas.
Os professores dos estudantes vencedores serão premiados com um Curso de Capacitação em Arte e as três escolas que apresentarem os melhores filmes de exposições receberão um netbook.
Além desta premiação, será realizada uma apuração das avaliações a nível nacional, considerando todos os trabalhos inscritos. Os ganhadores serão os responsáveis pelos trabalhos que atingirem o primeiro lugar por série no Brasil. Ainda, as três melhores instituições de ensino do País, participantes do programa EDP nas Escolas, receberão um prêmio.
Relação das Escolas Participantes do Concurso Arte com Energia – EDP nas Escolas
Município de Paraíso (MS) - Energest
Escola Estadual Vereador Kendi Nakai
Município de Água Doce (SC) - EDP Renováveis
Escola Municipal Lageado Bonito
Escola Municipal Assentamento Oziel Alves Pereira
Escola Municipal Assentamento 1º de agosto
Escola Municipal Vista Alegre
Escola Municipal Herciliópolis
Escola Municipal Luiz Bedim
Escola Municipal Três Pinheiros
Escola Municipal Agrícola Fraiburgo
Escola Municipal Lageado Bonito III
Escola Municipal Terra à Vista
Escola Municipal Cícero Reis
Escola Municipal Núcleo de Colonização Jesuíno Mendes
Município de Aparecida (SP) - EDP Bandeirante
EMEF. Chagas Pereira
EMEFEP. Profª Virgulina Marcondes de Moura Fázzeri
EMEF. Profª Marieta Vilela da Costa Braga
EMEF. Prof. Anisio Novaes
EMEF. Profª Maria Aparecida da Encarnação
EMEIEF. Prefeito José Geraldo Lemes Valladão
EMEF. Prof. Aureliano Paixão
EMEF. Prefeito Solon Pereira
EMEF. Profª Maria Helena Camargo Lourenço Barbosa
EMEF. Dr. Edgar de Souza
EMEF. Profª Maria Conceição Pires do Rio
EMEF. Comendador Salgado
EMEF Integral Manoel Ignácio de Moraes
Município de Tramandaí (RS) - EDP Renováveis
EMEF. Jorge Enéas Sperb (RS)
EMEF. Nossa Senhora das Dores (RS)
Município de Porto Nacional (TO) - Investco
Escola Estadual Beira Rio
Município de Peixe (TO) - Enerpeixe
Escola Municipal São José
APM EM Mestre Francisco Ribeiro
Município de Serra (ES) - EDP Escelsa
EMEF. Aureníria Correa Pimentel
EEEF. Anna Gomes
Sobre o Instituto EDP – Instituição sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e sócio-culturais da EDP e suas controladas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.
Fonte: Assessoria