Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Portugal é um “farol de estabilidade” política, social e financeira
Portugal é um “farol de estabilidade” política, social e financeira
Nesta segunda-feira em Vila Nova de Famalicão, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, considerou que Portugal é “um farol de estabilidade” política, social e financeira, sublinhando que este é um dos principais fatores de competitividade do país, a par da segurança.
No distrito de Braga, durante a inauguração das novas instalações do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), Montenegro apontou mesmo Portugal como “uma referência” de estabilidade financeira na União Europeia.
“Quem diria que, há uma década atrás, saídos de um processo de recuperação em que tivemos de solicitar ajudar externa, hoje somos, no âmbito da Europa, uma referência de estabilidade financeira, com uma das melhores performances da União Europeia?”, referiu.
Para o primeiro-ministro, este é um dos fatores de competitividade que o país não pode ignorar nem desperdiçar.
Além disso, destacou, Portugal é “um país seguro”, uma realidade que é preciso continuar a garantir, por se tratar de mais um importante ativo económico.
A localização geoestratégica, o investimento na autonomia energética e a aposta no conhecimento e sua aplicação na economia foram outros dos “trunfos” esgrimidos por Montenegro para vincar que Portugal “tem tudo para vencer”.
Na sua intervenção, o chefe do Governo lembrou que Portugal tem pela frente “um ciclo de investimentos de muitos milhões de euros” na área da defesa, para sublinhar que este é um filão que as empresas podem aproveitar.
“Há aqui uma oportunidade. Eu não decido os investimentos das empresas, mas vale a pena olhar para este setor”, afirmou.
Garantiu que o Governo vai continuar a “aliviar o país de uma carga fiscal que é penosa para pessoas e empresas” e a “investir muito” na simplificação e diminuição da carga burocrática, garantindo que esta é uma causa “que não vai largar”.
Para o primeiro-ministro, é necessário continuar a estimular a interação entre o conhecimento e as empresas, para que o país possa “olhar o futuro sem medo”, pagando bons salários e retendo talento.
O novo edifício do CeNTI abrange uma área total de 6.600 metros quadrados, tendo significado um investimento global de 5,4 milhões de euros.
Conta com 19 laboratórios, quatro dos quais ligados à recente aposta do CeNTI no domínio das baterias.
Destaque ainda para o laboratório de fibras de celulosa regenerada, dedicado ao desenvolvimento de fibras avançadas de baixo impacto ambiental e alta performance, produzidas a partir de madeira ou biomassa.
O CeNTI tem 18 anos de atividade e conta com mais de 200 investigadores.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado em
Notícias relacionadas
Portugal consolida crescimento acima da média da Zona do Euro e reforça atratividade para investidores brasileiros
A economia de Portugal voltou a apresentar desempenho superior à média da Zona do Euro,…
Minas Gerais recebe II Encontro Nacional do Associativismo Luso-Brasileiro
Minas Gerais será sede do II Encontro Nacional do Associativismo Luso-Brasileiro, que acontece entre os…
Comissão Europeia lança edital de € 40,5 milhões para projetos estratégicos de infraestrutura em países parceiros
A Comissão Europeia anunciou o lançamento do Global Gateway Early-Stage Investment Mechanism, um novo mecanismo…
Acordo UE–Mercosul volta ao centro do debate internacional
O acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul voltou a ganhar destaque no…
Mercosul e União Europeia aproximam-se da formalização do acordo comercial
O acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia deve ser assinado em 20 de…
Convite Evento Pré-COP 30: International Trends for a Net Zero and Climate-Resilient Future
O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade, em sua edição especial Pré-COP30, será realizado em…
Acredita Exportação facilita devolução de tributos a pequenos negócios
O governo federal lançou o programa Acredita Exportação, destinado a microempreendedores individuais, microempresas e empresas de…
Mercado de trabalho brasileiro continua forte com criação recorde de empregos formais
O Brasil registrou em agosto de 2025 a criação de 147.358 novos empregos formais, mantendo…
Convite: Pré-Cop e a perspectiva das empresas europeias no Brasil
As Câmaras Europeias de Comércio no Brasil têm a honra de convidar você para uma…
Novo acordo amplia relações econômicas entre Mercosul e EFTA
O Mercosul e a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) — composta por Islândia, Liechtenstein,…
Pix ganha espaço em discussões globais e aponta para expansão internacional
O sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, o Pix, pode ultrapassar…
Avanços na Infraestrutura Portuária em Portugal e Oportunidades para o Comércio Brasil–Portugal
Portugal está a investir significativamente na modernização e expansão da sua infraestrutura portuária, com o…











