10° Portugal Fest reúne 4.500 pessoas em dois dias no Modelódromo do Ibirapuera

Evento termina com grandes números: mais de 15 horas de shows, 8 mil bolinhos de bacalhau vendidos e 780 litros de chopp consumidos.

Durante o final de semana dos dias 27 e 28 de novembro, debaixo de muito sol e com o público animado, o Portugal Fest comemorou a presença de 4.500 pessoas curtindo os shows, as músicas, a gastronomia dos restaurantes parceiros, além de muito chope Ashby.

Na abertura que aconteceu ao meio dia do sábado (27) o Mundo Lusíada conversou com representantes da Prefeitura de São Paulo (apoiadores do evento que promove Portugal em São Paulo há mais de uma década), sobre o apoio a uma cultura extremamente viva no dia a dia da cidade, e que remete à cultura portuguesa, e ao país mais irmão que o Brasil mantém, com as ‘estreitas relações’ ao longo de sua história.

“Essa parceria do Brasil com Portugal é mesmo muito interessante, sem sombra de dúvidas. São Paulo é a Capital da América Latina, com certeza a colônia portuguesa tem uma representação muito grande aqui e temos acompanhado o dia a dia e sabemos o que os portugueses fazem por São Paulo. Seja no comércio, na indústria, enfim Portugal e Brasil são países irmãos que mantém uma relação antiga e sem sombra de dúvidas, este evento [Portugal Fest] coroa essa relação com Portugal, o que nos honra muito porque sabemos o valor deste trabalho para São Paulo e para o Brasil”, disse o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Esportes, Carlos Augusto Viana (o Cacá Viana), que também tem descendência portuguesa.

A diretora responsável pelo evento, Sueli Borba abriu a festa no palco, com os apoiadores representantes da Prefeitura, fundamental para a realização da maior festa portuguesa da cidade. Assim como a diretora, os parceiros da administração pública também cumprimentaram o público valorizando ainda mais a presença portuguesa que é muito patente em todo o Brasil.

Diretora do PF comemora bons resultados

“A cidade de São Paulo está reabrindo, tínhamos muitos eventos acontecendo simultaneamente por todos os lados, além da final da Libertadores e o Enem, por isso é uma alegria sem tamanho saber que conseguimos reunir um público tão grande, que se divertiu muito, comeu bem e com total segurança pelo nosso espaço ao ar livre. O sol, os fãs da música e dos grupos portugueses, o interesse do brasileiro em conhecer melhor Portugal,

fizeram desta nossa edição um sucesso”, festeja Sueli Borba, organizadora do evento.

Foram mais de 15 horas de música ao vivo e apresentações de danças regionais, mais de 8.000 bolinhos de bacalhau vendidos, 780 litros de chope consumidos, além de muito vinho, pratos e doces típicos.

O Portugal Fest contou com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo, da Associação Comercial de São Paulo/Distrital Sudeste, do jornal Mundo Lusíada (veículo que é referência da comunidade portuguesa no Brasil), e da Cervejaria Ashby que também tem participado nas outras edições.

Para 2022, o Portugal Fest terá ainda mais novidades. O evento está previsto para junho na capital, quando se comemora o dia de Portugal e em seguida contará com versões itinerantes pelo interior e litoral do Estado. “Vamos levar o Portugal Fest para lusos e brasileiros que se identificam com a cultura portuguesa, tradicional ou contemporânea”, explica Sueli.

Cidadania de Portugal presta serviço com informações sobre nacionalidade

Quem também falou com o Mundo Lusíada foi a Adriana Chiaradia, responsável pela “Cidadania de Portugal”, que participa do evento desde 2019 dando informações ao público sobre cidadania e outros serviços normalmente muito procurados pelos brasileiros que sonham em morar em Portugal.

“Surpreendentemente a procura aumentou durante a pandemia, mas atualmente as pessoas procuram qualidade de vida, segurança, acesso à educação, e outros serviços que não tem ainda no Brasil”, explica a responsável justificando o aumento tanto de nacionalidade quanto de vistos.

No entanto o aumento da procura hoje causa transtornos devido a deficiências no atendimento. “Eu entendo que, com o aumento de pedidos, fica claro que o atendimento nos postos não acompanhou (tanto em Portugal, nas conservatórias, quanto na rede consular). Então cresceu a demanda e essas pessoas estão sobrecarregadas. Há cerca de um ano, fazíamos um processo de nacionalidade para filho, em um mês, e hoje demora quase um ano, de um neto hoje demora três anos”, diz ela afirmando que aumentou ‘demais’ o número de pedidos e não aumentou o número de funcionários no atendimento.

“Este aumento na procura acontece porque as pessoas estão procurando ir embora, seja para Portugal, seja para algum país da União Europeia, e outro motivo é pela mudança da lei em novembro de 2020, facilitando os pedidos para netos, esposa / esposo pelo casamento, etc.. há portanto um interesse maior da população”, disse Adriana.

Atualmente só é possível cidadania de pai para filhos e netos, “mas caso o neto não dê entrada no processo e eventualmente venha a falecer, a família perde o direito, por isso é importante dar a entrada, para garantir, depois ele pode atribuir para filhos e netos”, diz Adriana que esteve nos dois dias do evento somente prestando informações, posteriormente as pessoas com interesse no assunto a procuram para atendimento.