Notícias

You are here:

1º Encontro Luso-Brasileiro de Nanociência e Nanotecnologia reúne especialistas em Braga

Representantes do Grupo de Trabalho de Nanociência, Nanotecnologia e Tecnologias Quânticas (MoU Brasil-Portugal) marcam presença no evento. Foto divulgação

Acontece em Braga, Portugal, o Encontro Luso-Brasileiro de Nanociência e Nanotecnologia, um evento de grande relevância no cenário científico internacional que reúne, entre os dias 19 e 20 de junho, pesquisadores e especialistas nas áreas de nanociência e nanotecnologia para trocar conhecimentos, discutir avanços e explorar possibilidades de colaboração.

 

O evento, feito em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, é fruto da visita da comitiva presidencial a Portugal em abril. A delegação brasileira é composta por representantes do MCTI e pesquisadores nacionais.

 

Faz parte da delegação brasileira membros do Grupo de Trabalho de Nanociência, Nanotecnologia e Tecnologias Quânticas (MoU Brasil-Portugal), representantes das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) em Nanotecnologia, Laboratórios do SisNANO-MCTI e pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), representado pela diretora doutora Giovanna Machado.

 

O objetivo do evento é apresentar as iniciativas desenvolvidas pelos dois países em temas como Micro e Nanoeletrônica e Optoeletrônica (IOT, digitalização industrial, novos materiais 2D); Meio Ambiente (água, ar, solos); Saúde (nanotecnologia em diagnóstico e terapias); Indústria alimentar (segurança alimentar, processamento de novos alimentos) e Energia (baterias, PV), além de debater como intensificar as cooperações entre Brasil e Portugal em nanociências, nanotecnologias e tecnologias quânticas.

 

Durante o encontro, palestras, mesas-redondas e sessões de pôsteres, aborda temas como aplicações da nanotecnologia na medicina, energia, materiais avançados, meio ambiente e eletrônica. Os participantes têm a oportunidade de conhecer os mais recentes avanços tecnológicos e científicos nesses campos, além de estabelecer contatos profissionais e explorar possibilidades de parcerias para projetos futuros.

 

A nanociência e a nanotecnologia são áreas em constante crescimento, com grande potencial para revolucionar diversos setores da sociedade. Através da manipulação de materiais em escala nanométrica, é possível criar novos materiais com propriedades únicas e desenvolver dispositivos de alta eficiência. O encontro Luso-Brasileiro pretende ser oportunidade para promover o intercâmbio de ideias e conhecimentos entre pesquisadores e profissionais que atuam nesse campo promissor.

 

Segundo o governo, o evento reforça o compromisso dos países brasileiro e português em investir em pesquisa e inovação, buscando o desenvolvimento científico e tecnológico como forma de impulsionar o progresso econômico e social. “A colaboração entre Brasil e Portugal no campo da nanociência e nanotecnologia tem o potencial de gerar avanços significativos e contribuir para a solução de desafios globais” informa o CETENE.

 

O evento é também uma plataforma para estabelecer parcerias duradouras e fortalecer os laços entre pesquisadores, instituições e países. “A troca de conhecimentos e experiências entre os participantes do Brasil e de Portugal certamente impulsionará a pesquisa e a inovação nesses campos e trará benefícios para ambos os países e para a comunidade científica internacional como um todo” traz a nota do governo.

 

O evento é sediado no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), e em Lisboa, a delegação brasileira também faz visitas a institutos de pesquisa portugueses com atuação em nanotecnologia. A participação brasileira tem o auxílio da Embaixada do Brasil em Portugal.

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas