Notícias
50 mil estudantes entraram no ensino superior através de concurso em Portugal
Mais de 50 mil estudantes entraram no ensino superior público de Portugal, através do concurso nacional de acesso 2022, que terminou com o encerramento da 3.ª fase, na qual ingressaram 1034 novos estudantes.
Os dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), revelam que “50.315 estudantes ingressaram em 2022-2023 no ensino superior público através do concurso nacional de acesso”, considerando todos os colocados em todas as fases, dos quais 29.948 entraram para universidades e 20 367 para politécnicos.
Este ano foram fixadas 54.641 vagas para o concurso nacional de acesso ao ensino superior pelo que, concluída a 3.ª e última fase, a colocação de 50.315 estudantes representa uma ocupação de 92,1%, de acordo com os dados da DGES. Essa taxa nas universidades aumenta para 97,5%, com 29.948 admitidos entre as 30 721 vagas inicias, e nos politécnicos desce para 85,1%, com 20367 colocados entre as 23.920 vagas.
Já tinham sido colocados 49.806 estudantes na 1.ª fase e 9478 na 2.ª fase, alguns destes já tinham entrado anteriormente noutra opção que não a 1.ª e, por isso, voltaram a tentar a sorte.
A 3.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior resultou, assim, na colocação de mais 1034 estudantes, dos quais 418 em universidades e 616 em politécnicos, o que, no total, corresponde a cerca de 20% dos 5.047 candidatos considerados válidos (foram excluídos do concurso 32 candidatos por não reunirem condições para o mesmo).
“Para a 3.ª fase, as instituições de ensino superior decidiram colocar a concurso 3303 vagas, às quais acresceram 604 vagas libertadas por candidatos colocados e matriculados em fase anterior que foram agora colocados na terceira fase, uma vaga adicional criada por desempates, 16 vagas adicionais criadas para candidatos sem classificação final e quatro vagas autónomas”, informou o Ministério, acrescentando que sobraram 2284 vagas desta fase do concurso.
Em comunicado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esclarece que, ao todo, foram colocados 60672, ainda que este número não revele «efetivamente o número de estudantes admitidos nas instituições, dado que parte dos colocados não efetua a matrícula por diversos motivos, entre os quais avulta a sua colocação em ciclos de estudo que não corresponde às suas primeiras opções».
Ocupação por instituição
Em termos de ocupação por instituição de ensino superior, a Universidade Nova de Lisboa chegou ao final do concurso sem vagas restantes, registando uma ocupação de 100,4%, com a admissão de 2840 estudantes – 2818 matriculados após a 2.ª fase e 22 novos colocados na 3.ª fase – entre as 2830 vagas inicias.
Com uma ocupação superior a 90% estão as universidades do Algarve (97,6%), de Aveiro (97,2%), da Beira Interior (91,4%), de Coimbra (97,1%), de Évora (96,0%), do Minho (97,0%), do Porto (99,1%), de Trás-os-Montes e Alto Douro (94,1%) e de Lisboa (99,2%), os institutos politécnicos do Cávado e do Ave (95,1%), de Coimbra (93,8%), de Leiria (91,5%), de Lisboa (94,6%) e do Porto (97,4%), assim como o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (99,4%), as escolas superiores de enfermagem de Coimbra (97,8%), de Lisboa (97,5%) e do Porto (99,6%), e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (98,6%), segundo os dados da DGES.
Cinco ocuparam menos de 70% dos lugares disponíveis: Instituto Politécnico de Beja (68,7%), Instituto Politécnico de Bragança (59,7%), Instituto Politécnico da Guarda (68,9%), Instituto Politécnico de Tomar (62,3%) e Escola Superior de Náutica Infante D. Henrique (64,7%).
Por área de educação – as mais concorridas, com todas as vagas preenchidas – este ano foram serviços de transporte (103,4%) e humanidades (100,8%), seguindo-se ciências veterinárias (99,7%), direito (99,3%) e informação e jornalismo (99,1%), enquanto ficaram abaixo dos 60% de ocupação os cursos de serviços de segurança (47,6%), agricultura, silvicultura e pescas (52,3%) e indústrias transformadoras (57,1%).
Nota mínima e máxima
Relativamente às classificações dos últimos estudantes colocados, a nota mais baixa a entrar no ensino superior foi 96,0 (escala de 200) no curso de turismo e lazer no Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Turismo e Hotelaria e a mais alta foi de 189,4 no curso de literatura e estudos interartes da Universidade do Porto – Faculdade de Letras.
Os estudantes colocados na 3.ª fase têm até 20 de outubro para realizar a matrícula e inscrição junto da instituição de ensino superior portuguesa.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a 18 de Outubro de 2022
Notícias Relacionadas
Artigo: Arte, cidadania e democracia em língua portuguesa | Por Embaixador Luís Faro Ramos
A exposição Arte no Jardim apresenta, pela primeira vez no…
Dia de Portugal celebrado na Times Square com apresentação de tapeçaria
O Dia de Portugal será celebrado este ano na Times…
Restauro do Mosteiro dos Jerónimos concluído após projeto de 20 ano
O restauro do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, o monumento…
Brasil com “foco global” na expansão do ensino do português pelo mundo
O Brasil está com um “foco global” na expansão do…
Comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa reúne artistas no Museu em SP
Dia 4 de maio reúne artistas do Brasil, Angola, Guiné-Conacri,…
Festa Portuguesa “Portas de Abril – Cinquentenário da Revolução dos Cravos”
Sábado dia 27 de Abril acontecerá a Festa Portuguesa “Portas…
Madeira prevê taxa de ocupação hoteleira de 95% no período da Festa da Flor
A ocupação hoteleira na Madeira deverá rondar os 95% no…
Museu Aristides de Sousa Mendes é inaugurado no dia 19 de julho
O Museu Aristides de Sousa Mendes em Carregal do Sal…
Lisboa acolhe ciclo de filmes feitos por comunidades indígenas do Brasil
Cerca de uma dezena de filmes produzidos e realizados por…
Museu da Língua Portuguesa (SP) estreia feira de troca de livros e de clube de leitura
A estreia de dois projetos gratuitos ligados a livros e…
Museu da Língua Portuguesa estreia feira de troca de livros e de clube de leitura
Instituição também promoverá o retorno do projeto É Hora de…
Instituto Guimarães Rosa e o Instituto Camões assinam memorando de cooperação
Nesta segunda-feira, o Instituto Guimarães Rosa (IGR) do governo brasileiro,…