Notícias

You are here:

Macau sedia concurso de inovação voltado a startups brasileiras e portuguesas de tecnologia

Com o objetivo de aprofundar a cooperação entre empresas de base tecnológica do Brasil e de Portugal, Macau recebeu, no dia 17 de junho, a quinta edição do Concurso de Inovação e Empreendedorismo para Empresas de Tecnologia dos dois países. A iniciativa é promovida pela Direção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico de Macau (DSEDT) e integra a estratégia de cooperação “recomendação local, avaliação em Macau e implantação na Grande Baía”.

 

O concurso busca fortalecer o papel de Macau como ponte entre a China e os países de língua portuguesa no campo da inovação científica e tecnológica. Neste ano, 20 incubadoras brasileiras e portuguesas indicaram projetos nas áreas de inteligência artificial, biotecnologia, dispositivos médicos, internet das coisas (IoT) e outros segmentos da economia digital. Ao todo, 17 propostas foram selecionadas para a final, apresentando suas soluções por meio de sessões de pitch transmitidas online.

 

O grande vencedor foi o projeto brasileiro Hilab, seguido por Klike.AI LLC e OWLplaces. Também foram atribuídas distinções especiais: os prêmios de “Maior Potencial de Desenvolvimento na Área da Grande Baía” ficaram com CRIAM Knowledge e Dermamatica; enquanto Glooma e Polus Brasil foram reconhecidos com o prêmio de “Transferência de Valor Científico e Tecnológico”.

 

Os finalistas participaram ainda de uma série de visitas técnicas a incubadoras, universidades e investidores estratégicos em cidades como Shenzhen, Shanghai e outras regiões vizinhas, reforçando a proposta do evento de articular inovação com oportunidades concretas de internacionalização.

 

A cada edição, o concurso reafirma o papel de Macau como plataforma internacional de negócios e inovação, promovendo sinergias entre ecossistemas empreendedores da lusofonia e do mercado chinês.

 

Fonte: Plataforma Media

Notícias relacionadas