Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Presidente da Câmara destaca papel do Parlamento para cooperação entre países de língua portuguesa
Presidente da Câmara destaca papel do Parlamento para cooperação entre países de língua portuguesa
Em Lisboa, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que os Parlamentos têm sido atores centrais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em especial por meio da Assembleia Parlamentar da Comunidade.
“É um foro de imenso valor para intercambiar ideias, fomentar o diálogo e a cooperação, ampliar os horizontes da CPLP a partir de consensos entre os representantes da soberania popular dos nossos países” disse, segundo Agência Câmara de Notícias.
A declaração foi dada na cerimônia de abertura do seminário 25 anos da CPLP, em Lisboa. O evento é promovido pelas comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
O presidente da Câmara anunciou que está empenhado em apoiar os trabalhos da Comissão Mista do Congresso Nacional para cuidar das matérias da CPLP.
“Temos o desafio, no Parlamento brasileiro, de melhor estruturar nossa participação na Assembleia Parlamentar da CPLP, à altura das credenciais, aspirações e responsabilidades que temos no contexto da nossa Comunidade.” Arthur Lira afirmou que, além de aproximar ainda mais os países lusófonos, a comunidade pode projetar uma voz mais forte no cenário internacional.
“Apesar da distância geográfica, e sem perder os traços que são próprios a cada um dos nossos países, nos percebemos unidos aos nossos irmãos na África, na Europa e na Ásia. Partilhamos uma herança cultural comum e comungamos da riqueza do nosso idioma português”, declarou Lima.
Também presente no evento, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), apontou para a necessidade de a comunidade atuar pelo desenvolvimento econômico conjunto para erradicar a pobreza que atinge boa parte dos habitantes de países lusófonos. Para isso, ele destacou a importância de promover acordos de cooperação técnica que respeitem a soberania.
Aécio Neves ainda defendeu a cooperação para o combate à pandemia de Covid-19 e produção de vacinas. “O atual desequilíbrio entre vacinados e não-vacinados é inaceitável”, afirmou. Ele lembrou da atuação do Congresso brasileiro na aprovação de propostas como a que flexibiliza a lei de patentes. “Podemos avançar para produzir medicamentos para atender países que ainda não tiveram acesso”, espera. Aécio Neves ainda ofereceu transferência de tecnologia limpa para o combate à mudança climática.
O seminário presta homenagem ao filósofo e propagador da lusofonia Agostinho da Silva. “Ao reunir acadêmicos, intelectuais, políticos, diplomatas e funcionários internacionais diretamente envolvidos com a CPLP, oriundos de todos os nossos países, esta Jornada Agostinho da Silva oferecerá uma ampla e bem-vinda diversidade de visões e perspectivas sobre o nosso projeto comum”, comentou Lira.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Acordo Mercosul União Europeia começa a valer parcialmente
Após mais de duas décadas de negociações, o acordo entre…
Convite: Como preparar líderes para as novas gerações na prática? [Swedcham Brasil]
A Swedcham, em parceria com o Juventudes Potentes, programa articulado…
Minas Gerais promoveu o II Encontro Nacional do Associativismo Luso-Brasileiro [Mundo Lusíada]
Entre os dias 25 a 27 de março de 2026,…
UE avança com aplicação provisória do acordo Mercosul–União Europeia enquanto ratificação segue pendente
A União Europeia anunciou que pretende iniciar a aplicação provisória…
Portugal consolida crescimento acima da média da Zona do Euro e reforça atratividade para investidores brasileiros
A economia de Portugal voltou a apresentar desempenho superior à…
Minas Gerais recebe II Encontro Nacional do Associativismo Luso-Brasileiro
Minas Gerais será sede do II Encontro Nacional do Associativismo…
Comissão Europeia lança edital de € 40,5 milhões para projetos estratégicos de infraestrutura em países parceiros
A Comissão Europeia anunciou o lançamento do Global Gateway Early-Stage…
Acordo UE–Mercosul volta ao centro do debate internacional
O acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul…
Mercosul e União Europeia aproximam-se da formalização do acordo comercial
O acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia deve…
Convite Evento Pré-COP 30: International Trends for a Net Zero and Climate-Resilient Future
O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade, em sua edição…
Acredita Exportação facilita devolução de tributos a pequenos negócios
O governo federal lançou o programa Acredita Exportação, destinado a microempreendedores…
Mercado de trabalho brasileiro continua forte com criação recorde de empregos formais
O Brasil registrou em agosto de 2025 a criação de…











