Notícias
Açores selecionados para projeto da Comissão Europeia
Os Açores foram um dos 50 destinos europeus selecionados para integrar o Projeto “Smart Tourism Destinations”, iniciativa da Comissão Europeia para melhorar os serviços e as experiências de turismo através de soluções digitais inovadoras.
“AEstrutura de Gestão de Sustentabilidade do Destino — Açores DMO — integrada na Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, foi formalmente notificada de que Destino Açores foi um dos destinos selecionados para participar no projeto, através da ‘call’ europeia EU Destinations Managers”, lê-se numa nota publicada hoje no portal na Internet do Governo dos Açores.
De acordo com o executivo, este projeto compreende “a participação num conjunto de atividades de formação e de capacitação em gestão de destinos sustentáveis”, com o objetivo de “melhorar a eficiência na capacidade de gestão e leitura dos dados ao serviço do turismo”.
Os participantes selecionados para integrar esta iniciativa da Comissão Europeia também farão parte de “uma comunidade de destinos europeus de elite, que permitirá a partilha de conhecimentos sobre boas práticas de turismo inteligente”, acrescenta.
Para o Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, a seleção dos Açores para participação neste projeto “reforça o posicionamento da região como um destino de referência no mapa dos destinos europeus mais sustentáveis, inovadores e com capacidade para liderar novos paradigmas de desenvolvimento”.
Citado na mesma nota, o secretário regional com a tutela do Turismo, Mário Mota Borges, refere que a participação da Região Autónoma dos Açores neste projeto constitui “uma valiosa oportunidade de aprendizagem”.
Segundo o governante, a iniciativa “estabelecerá as raízes da colaboração, partilha de conhecimentos e troca de experiências e de melhores práticas dentro do ecossistema de turismo da União Europeia”.
Para o secretário regional dos Transportes, Turismo e Energia, é premente a região caminhar “para um modelo de turismo inteligente, no qual as decisões são tomadas de forma informada e suportadas por dados fidedignos e atualizados, em linha com as premissas fundamentais das orientações da Comissão Europeia para a transição digital no turismo”.
Os pressupostos da certificação dos Açores como “Destino Turístico Sustentável” tiveram “grande relevância no processo de candidatura e seleção”, uma vez que “a demonstração de evidências de utilização de dados no âmbito da gestão do destino turístico era um requisito fundamental”, lê-se ainda na nota.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Covilhã recebe ação inédita da “LEGO® Serious Play®” para fortalecer laços familiares através da arte de brincar
O Centro de Inovação Empresarial da Covilhã acolhe, dia 22…
Convite: 10 anos da Turma do Jiló
É com imensa alegria que a Turma do Jiló anuncia…
Convite: Lançamento do livro “A Vida e o Legado do Comendador Manuel Rodrigues Tavares de Almeida”
Convite para o lançamento do livro em homenagem ao Comendador…
Convite: 52º Aniversário do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo
A Casa de Portugal de São Paulo tem a honra…
O papel da língua portuguesa como ativo econômico e cultural
A língua portuguesa, falada oficialmente em oito países e por…
As raízes do fado: história, emoções e identidade
O fado, cujo nome deriva do latim fatum — destino…
Convite: 12ª edição dos Vinhos de Portugal no Brasil
A ViniPortugal convida você a participar da maior celebração dos…
Dia de Camões celebrará novamente a língua portuguesa e sua herança cultural no mundo
Neste 10 de junho, celebramos o Dia de Camões, de…
Não perca: Festa de Portugal em Santos
A 16ª edição da Festa de Portugal acontecerá nos dias…
Future Leaders: Formação de líderes para o futuro luso-brasileiro
No dia 13 de maio, a Câmara Portuguesa de São…
São Paulo recebe primeira edição da “Virada Cultural Literária Lusófona” com 24 horas ininterruptas de literatura
A Prefeitura de São Paulo, no Brasil, por meio da…











