Notícias

You are here:

A Guitarra Portuguesa brilhou no Rock in Rio

O brasileiro Wallace Oliveira, músico e instrumentista, especialista em guitarra portuguesa, que vive em São Paulo e já atuou com diversos fadistas, se apresentou durante todos os dias do Rock in Rio na cidade maravilhosa, entre 2 e 11 de setembro.

Wallace Oliveira Trio, composto também por Sergio Borges no violão 7 cordas e Adriano Busko à percussão, prepararam um repertório português com folclores e guitarradas, além de música brasileira, baião, forró, world music e clássicos do rock, e puderam registrar momentos muito especiais durante o festival.

Dias antes de completar 32 anos, Wallace comemorou o maior presente que poderia ganhar com essas atuações no Rock in Rio 2022, o ponto alto da carreira, segundo disse em entrevista ao Mundo Lusíada.

“Foram 14 apresentações durante sete dias de evento, tocamos no Rock Street Mediterrâneo, que era um palco que homenageava alguns países da Europa mediterrânea, então tinha Portugal, França, Itália, tinha um pessoal dançando flamenco e folclore, foi bem bacana”.

O trio que já esteve em turnê internacional, passando por palcos de Portugal e França, citou esse como inesquecível. “A maior experiência da minha vida, de longe” diz o brasileiro que levou a guitarra portuguesa para o festival de rock. “Não dá nem para mensurar, é a primeira vez que a guitarra portuguesa está participando do Rock in Rio, é um marco histórico para o instrumento, a guitarra portuguesa como linha de frente é a primeira vez”.

Sobre a receptividade do público para o instrumento que os brasileiros no geral não costumam ver, Wallace preparou um telão com o nome “Guitarra Portuguesa” para que todos pudessem ver, e no repertório uma mescla de músicas portuguesas além de alguns clássicos do rock que contou com o coro do público, como quando tocou música do Queen, citou Wallace.

“Temos uma certa bagagem pelo fato de levar a Guitarra Portuguesa com um estilo diferente. Quando atuamos em Portugal, a gente toca mais música brasileira, faz mais rock, leva Queen, Led Zeppelin, já tocamos até Michael Jackson na guitarra portuguesa. Temos esse lance diferenciado já, e agora chegar nesse evento, considerado um dos maiores do planeta e poder mostrar um pouco mais da guitarra portuguesa” diz lisonjeado.

Agora fica a expectativa de vermos o trio de músicos na versão portuguesa do festival. O Rock in Rio Lisboa entrou com contato com Wallace, para gravação de um vídeo divulgado nas redes sociais sobre seu trabalho, e o sonho continua. Segundo ele, “o primeiro passo foi dado” para estar em Lisboa com a guitarra portuguesa mais uma vez.

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas