A partir de 10 de junho, Cartão de Cidadão passa a ter uma nova versão

O Governo apresentou um conjunto de medidas para facilitar e agilizar o contato dos cidadãos com o Estado português. Uma “Nova Geração de Serviços Públicos: +Próximos, +Ágeis, +Conectados”, que traz um novo modelo de atendimento e um renovado Cartão de Cidadão.

Segundo o governo, o objetivo é que a experiência de contacto com os serviços do Estado passe a ter um ponto único, capaz de dar resposta a um leque alargado de questões. O novo modelo de atendimento assenta num serviço integrado das várias entidades da Administração Pública, para que os cidadãos possam resolver questões em menos tempo, num único local, seja físico ou digital.

Novo Cartão de Cidadão

A partir do próximo 10 de junho, que é o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, o Cartão de Cidadão passa a ter uma nova versão, com maior segurança física e eletrônica. Com um chip sem contacto que permitirá a sua utilização futura em diversas situações, quer nos serviços públicos, quer no setor privado, sem necessidade de utilização de leitor de cartões, o novo CC traz igualmente novidades visuais: a fotografia terá maiores dimensões, permitindo identificar melhor o titular, e o chip passará a estar no verso.

De acordo com governo, foi já disponibilizado o software do cartão que vai permitir o desenvolvimento de serviços que tirem partido das novas funcionalidades do CC. Por exemplo, através do contactless, o novo cartão vai simplificar o dia a dia dos cidadãos, podendo no futuro ser utilizado como título de transporte para viajar nos transportes públicos de todo o país, ou a ser associado a entradas para espetáculos e bilhetes eletrônicos.

O novo documento será emitido à medida que os cartões forem renovados, sem necessidade de troca dos cartões que estão na validade até 10 de Junho deste ano. Existem elementos de segurança física e eletrônica, seguindo as novas normas do regulamento europeu com a integração de um chip, no novo modelo, à prova de falsificação.

Também o atual ePortugal será o principal ponto de acesso digital para os cidadãos interagirem com a Administração Pública. A nova versão do portal, designado de Cidadão, integra mais serviços e terá uma nova experiência de utilização mais intuitiva.

Este não será o único canal de contacto digital: o app Cidadão vai agregar todas as aplicações móveis do Estado, o que permitirá realizar os serviços mais procurados através do celular. No futuro, será também possível o acesso a documentos de identidade em formato digital.

Nova geração de Lojas de Cidadão

Numa altura em que se assinalam os 25 anos desde a abertura da primeira Loja de Cidadão, é agora lançada uma nova geração de Lojas e Espaços Cidadão, com balcões únicos de atendimento que oferecem uma vasta gama de serviços de diversas entidades. Com este modelo, o cidadão já não terá que procurar a entidade à qual pretende recorrer, dado que essa identificação e articulação caberá aos serviços de atendimento. Estes espaços vão disponibilizar igualmente serviço telefônico e por videochamada.

Para garantir um atendimento capaz de se ajustar às necessidades de quem procura os serviços públicos, vão ser disponibilizadas as Lojas de Cidadão Móveis. “Trata-se de carrinhas elétricas itinerantes que funcionam como balcões de atendimento e que vão percorrer as freguesias, garantindo assim uma maior proximidade da população que se encontra mais afastada dos centros urbanos, evitando a necessidade de deslocação” promete o governo.

Serão ainda criadas Lojas Pop-up, que vão oferecer um conjunto de serviços públicos rápidos e de grande procura e que funcionarão como “desbloqueadores” de determinados pedidos ou situações de grande afluência em certas regiões de Portugal.

A agregar todas estas medidas surge agora a marca Cidadão, segundo o governo, que confere uma identidade visual comum a todo este novo modelo de atendimento.