Notícias

You are here:

Abel Ferreira recebe Prêmio Vítor Oliveira

Em Viseu, Abel Ferreira recebeu o prêmio Vítor Oliveira, atribuído pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), no dia em que homenageou outros quatros técnicos, incluindo a primeira mulher treinadora.

 

“Vinha com a ideia de partilhar o prêmio com todos os treinadores, mas, se me permitem, vou dedicá-lo ao Vítor Oliveira, porque representa aquela última frase que ali disse: é o homem que se é, que se triunfa no profissional que se quer ser”, reagiu Abel Ferreira na hora de receber o prêmio.

 

Neste sentido, acrescentou que, “se alguém que foi e é o exemplo disso, é o Vítor Oliveira” e, por isso, dedicou o prêmio ao jogador e treinador natural de Matosinhos, falecido em novembro de 2020.

 

Abel Ferreira, que está desde 2020 a treinar os brasileiros do Palmeiras, ganhou as duas últimas edições do Brasileirão (2022 e 2023) e duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e dois campeonatos paulistas (2022 e 2023).

 

No decorrer do Fórum, a ANTF homenageou ainda Mário Lino, que atualmente é o sócio número um da associação, e Rodrigo Moura, antigo jogador e treinador natural de Viseu, que pertenceu ao conselho fiscal da organização.

 

Outra das homenagens da tarde foi para Maria Emília Soares, a primeira mulher portuguesa treinadora, que concluiu o curso em 1983, e que foi também a primeira sócia mulher da ANTF, que disse estar “muito satisfeita por, finalmente, ver muitas mulheres”.

 

“Quando eu comecei era a única. Nasci cedo de mais, devia ter nascido agora, porque agora sim, estão a dar valor ao futebol feminino. Tirei o curso mais para me divertir, porque tinha três filhos rapazes e como eles jogavam futebol, o marido jogava futebol, nada melhor do que me juntar a eles”, assumiu.

 

Neste sentido, admitiu que começou como “uma brincadeira, mas acabou por se tornar sério” e apelou a “todas as jovens, mulheres” para se dedicarem ao futebol feminino, porque “agora tem pernas para andar”.

 

José Luís Mendes, que conquistou em 2023 o Campeonato Europeu sub-19 de futsal, foi o último da tarde a ser homenageado e dedicou o prêmio, entre outras pessoas, aos atletas que com ele conquistaram o título.

 

Palmeiras

 

Abel Ferreira afirmou que dificilmente vai deixar os brasileiros do Palmeiras nos próximos dois anos, referindo que está onde quer estar, num clube no qual te conquistado títulos.

 

“O clube onde eu estou é um clube que me valoriza, que me reconhece, onde te sentes parte do processo. […] Eu estou bem onde estou, estou onde quero estar, a minha família está comigo e, felizmente, cheguei a um momento da minha vida que posso escolher onde quero estar e dificilmente nos próximos dois anos irei para algum lado”, admitiu Abel Ferreira.

 

“Foi no Brasil que um clube de ponta me deu oportunidade de mostrar todo o meu potencial, porque só com bons jogadores e com uma estrutura que luta para ser campeão é que tu podes mostrar todo o teu potencial. É como os jogadores, para seres campeão tens de te juntar aos melhores e foi o que fiz”, reforçou.

 

Abel Ferreira falava aos jornalistas à margem do Fórum, onde participou num painel com Pedro Caixinha, Rui Vitória e Joel Rocha sobre “Modelação do treino em função do contexto competitivo”.

 

“O futebol é muito dinâmico. Entrares num clube novo, com pessoas erradas, num momento errado nem sempre é bom e um dos segredos do treinador é esse, tomar as boas decisões, de onde quer estar e quando quer sair”, revelou.

 

Isto, porque, “não ir ou aceitar o que quer que seja” não permite realizar trabalhos com sustentabilidade, com cabeça, tronco e membros como Abel Ferreira deseja e, por isso, se assume treinador de projetos.

 

“Os treinadores de projeto são treinadores que passam mais tempo nos clubes, porque há outras coisas para além do que é só títulos, que também são precisos, mas participar na estrutura, no desenvolvimento, na organização, que é isso que eu faço, e também me dá muito prazer”, rematou.

 

O Fórum da ANTF terminou nesta terça-feira em Viseu, cidade europeia do Desporto em 2024, e contou com a presença de 1.200 treinadores de futebol e futsal, e “é o mais participativo de sempre”, disse à agência Lusa o presidente, José Pereira.

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas