Abel Ferreira recebe título de cidadão paulistano

O técnico português Abel Ferreira recebeu o título de cidadão paulistano, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo nesta sexta-feira (23).

Os discursos ao longo da sessão por muitas vezes emocionaram o treinador português, que agradeceu o carinho e a recepção calorosa dos brasileiros desde o primeiro dia no país.

“Falando de uma frase que está no brasão de uma das maiores cidades do mundo, que é São Paulo, que diz que “não sou conduzido, conduzo” (“Non dvcor, dvco”, em tradução do latim). Eu cheguei e disse que todos somos um. O Brasil é uma grande potência não só pelo tamanho do país, mas pelo tamanho da criatividade das pessoas. Sempre disse que aqui as pessoas sabem receber. É uma grande honra, um grande orgulho receber esse título de cidadão paulistano. Espero aprender com meus erros e estar cada vez mais à altura de representar uma das maiores cidades do mundo. Hoje me sinto um cidadão paulistano”, discursou Abel Ferreira.

O técnico esteve acompanhado de sua esposa, Ana Xavier, e de suas duas filhas. Muitos torcedores palmeirenses também marcaram presença e transformaram o evento em arquibancada, com músicas e gritos de incentivo ao clube e ao treinador. O Hino do Palmeiras também foi executado pela Banda da Polícia Militar antes do Hino Nacional Brasileiro.

“Pra mim, o futebol é muito mais do que só no nosso clube, é algo que cada um de nós deve gostar e respeitar os nossos adversários. Eu, como ser humano que sou, e agora cidadão paulistano também, tenho medos, receios, minhas fraquezas, nem sempre sou um bom pai, marido e treinador, mas procuro acima de tudo aprender com meus erros e seguir em frente e ser melhor… A diferença de um vencedor para um perdedor não é a quantidade de títulos que tem, é quantidade de vezes que é capaz de se levantar quando nós caímos” declarou Abel em seu discurso.

O Projeto de Decreto Legislativo foi de autoria do vereador Toninho Vespoli (PSOL), aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de São Paulo, e a solenidade foi transmitida pela internet e vídeo está disponível aqui >>

“Não estou aqui como palmeirense ou treinador, hoje sou mais um vós. Hoje me sinto um cidadão paulistano”, falou o treinador” concluiu o português, sendo aplaudido de pé pelos presentes na Câmara.

Silvia Grecco também fez parte da mesa como secretária municipal da pessoa com deficiência da cidade de São Paulo e mãe do palestrino Nickollas Grecco – vencedores do prêmio da Fifa Fan Award -, além de outros políticos e representantes da torcida.

Abel Ferreira tornou-se o quarto técnico com passagem pelo clube a receber a honraria no Século XXI, depois de Vanderlei Luxemburgo (2015), Emerson Leão (2016) e Luiz Felipe Scolari (2020).

Com contrato renovado até o fim de 2024, Abel Ferreira, que é natural da cidade de Penafiel (Portugal), trabalha no clube paulista desde novembro de 2020, já conquistou cinco títulos pelo clube: duas Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Recopa (2022) e Paulistão (2022).