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ApexBrasil, AICEP e Embaixada promovem Seminário Empresarial Brasil-Portugal

Foto APEXBRASIL

Uma parceria entre ApexBrasil, AICEP e Embaixada de Portugal, evento será realizado em 13 de junho e discutirá temas relevantes para a cooperação entre os dois países.

Até 12 de junho, estão abertas as inscrições para o Seminário Empresarial Brasil-Portugal, que será realizado em 13 de junho, das 9h às 12h30, no auditório do Centro Empresarial CNC, em Brasília.

O evento, que acontece no marco das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho), abrigará painéis sobre Transição Energética e Mobilidade; Agronegócios e Sustentabilidade; e Tecnologia e Inovação, com a presença de CEOs de grandes empresas brasileiras e portuguesas.

 

O Seminário é voltado às entidades setoriais parceiras da ApexBrasil, às empresas brasileiras com interesse em Portugal e aos convidados e participantes da Visita Presidencial a Portugal em 2023. É uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Embaixada de Portugal no Brasil.

 

“Estamos vivendo um momento histórico nas relações entre Brasil e Portugal, com a volta da diplomacia presidencial do governo Lula e Geraldo Alckmin. A ApexBrasil desempenhará um papel fundamental no restabelecimento de uma relação econômica, social, política e afetiva sólida entre os dois países, trazendo benefícios para ambas as nações e seus povos. Portugal é o Brasil na Europa”, afirmou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, que liderou uma missão empresarial ao país lusitano em abril.

 

Perfil País Portugal

 

Em abril, a ApexBrasil lançou mais uma edição do estudo Perfil País, com foco em Portugal, reunindo informações econômicas, comerciais, de acesso a mercado e de investimentos. A publicação mostra, por exemplo, que o Brasil foi o sétimo maior fornecedor de Portugal em 2022, em meio a uma tendência de aumento da participação nesse mercado: de 1,5%, em 2013, o Brasil passou para 4,4% de participação no mercado português em 2022.

 

A pauta exportadora brasileira para o mercado português concentrou-se em produtos como óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos crus (59%); soja (8,1%); milho não moído, exceto milho doce (6,5%); óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos (5,3%); produtos laminados planos de ferro ou aço não ligado, não folheados ou chapeados, ou revestidos (5,0%).

 

Segundo o estudo exclusivo da Agência brasileira, a ratificação do Acordo Mercosul-União Europeia tem o potencial de ampliar o comércio entre Brasil e Portugal.

 

O país também vem aumentando os investimentos estrangeiros diretos (IED) no Brasil, com destaque para os setores de energia, hotelaria e turismo & infraestrutura. Em 2021, o estoque de Portugal no Brasil foi de US$ 11,9 bilhões, o que representa 21% do total de IED de Portugal no mundo. Mais informações sobre o perfil país aqui.

 

SERVIÇO

 

Seminário Empresarial Brasil-Portugal

 

Quando: 13 de junho, 9h às 12h30

 

Onde: Auditório do Centro Empresarial CNC, Brasília

 

Inscrições: clique aqui

Fonte: Mundo Lusíada

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