Notícias

You are here:

Autores portugueses participam de residência Literária Virtual no FLIPOÇOS

O Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas e o Camões – Centro Cultural Português de Brasília realizam pela primeira vez a Residência Literária Virtual Flipoços /Camões 2021.

Entre 21 de julho e 14 de agosto, os escritores portugueses Joel Neto e Teolinda Gersão são convidados a imergir na história e atmosfera de Poços de Caldas (Minas Gerais) para aprofundar o conhecimento sobre a história da cidade, em diferentes domínios, da gastronomia à literatura.

No âmbito da residência, foi criado um roteiro de webinários, para os dias 26 e 30 de julho, 04, 10 e 13 de agosto de 2021. As conversas integram a programação do Festival e estarão abertas à participação do público.

Os textos produzidos por Joel Neto e Teolinda Gersão nesta residência serão publicados em e-book, com lançamento no dia 24 de novembro de 2021, com transmissão ao vivo pelas redes do Flipoços e do Camões – CCP em Brasília.

A parceria entre o Festival e o Instituto sediado em Brasília, acontece há mais de dez anos, focado na valorização da língua portuguesa, intercâmbio de autores e participações especiais em eventos conjuntos.

Dessa vez e pelo impedimento provocado pela pandemia, ambas entidades lançam a Residência Literária Virtual que, além de manter o contato dos autores portugueses com o público brasileiro, terá como diferencial gerar conteúdo sobre experiências literárias ligadas a lugares como Poços de Caldas e cidades portuguesas que serão partilhadas com os públicos-leitores dos dois países.

Joel Neto conhece a cidade de Poços de Caldas e, juntamente com mais três autores portugueses e um espanhol, permaneceu uma semana na cidade quando convidado para o Flipoços em 2014.

Já a romancista Teolinda Gersão ainda não esteve pessoalmente em Poços de Caldas. Foi especialmente convidada para que, sem a percepção de ter estado na cidade, possa expressar o seu olhar e o seu sentimento além mar, na sua escrita. 

Para o evento online, foi criado um roteiro especial, em que através de cinco encontros (webinares) com historiadores, professores, e jornalistas locais, os escritores portugueses poderão se aprofundar nas questões históricas do trajeto.

Além disso, serão exibidos vídeos da cidade, seus principais pontos turísticos, documentários antigos e outros que ajudarão os autores a formatarem esse mosaico de informações.

A novidade é que o público poderá acompanhar todos esses encontros ao vivo em tempo real numa espécie de “reality literário” pelas redes sociais do Flipoços (facebook e youtube).

Dinâmica da Residência Literária

A 1ª. Residência Literária Virtual Flipoços / Camões 2021 será lançada no dia 21 de julho, quarta-feira, primeiro dia do Flipoços Virtual e terá duração de 20 dias. O primeiro encontro entre os autores e os “guias turísticos” de Poços está agendado para dia 26 de julho, 10h30 (BR)/14h30PT.

A residência encerra-se dia 14 de agosto. Mas até lá o tour virtual (encontros/webinares) vai acontecer dias 30 de julho, 04, 10 e 13 de agosto e os temas abordados vão desde a História da Cidade e o celeiro de escritores, passando pela importância das águas termais no âmbito social, político e literário até a pandemia da gripe espanhola retratada no livro “A morte silenciosa – A Gripe Espanhola em Poços de Caldas – 1918” do escritor local Dr. Luis Roberto Judice, um dos colaboradores locais no projeto.

Depois os escritores convidados – Joel Neto e Teolinda Gersão, terão um mês e meio para desenvolver seus textos, e depois serão veiculados em parceria com veículos de comunicação e revistas literárias.

A comissão organizadora vai ainda preparar um E-book que será lançado dia 24 de novembro na mesa “Expressões Sulfurosas” com a presença dos dois autores convidados e com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Flipoços, Camões Brasília e parceiros.

A programação do Flipoços Virtual 2021 acontece de 21 a 25 de julho e será reproduzida em uma plataforma de streaming inserida no domínio www.flipocos.com onde todo conteúdo serão exibidos abertos ao público, de forma simples e fácil navegação a partir de 12 de julho.

Segundo a organização esse modelo lançado pelo Flipoços busca o fortalecimento dos cinco pilares: editoras – autores – obras– vendas – leitores. Para Gisele Ferreira, curadora do Festival, a intenção é buscar uma forma de aproximar o público, autores e livros, numa tentativa «parecida» com um festival presencial», diz ela.

O ponto central é que essa solução é totalmente diferenciada, pois não se trata de uma Feira Virtual de Livros, mas uma exposição geral dos livros e dos autores que estiverem participando da programação do Festival, através de uma curadoria compartilhada entre o Flipoços e as Editoras participantes.

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas