Notícias
Brasil e Portugal assinam memorando para fortalecer iniciativas de popularização da ciência

Brasil e Portugal assinaram, no último dia 23, memorando de entendimento para fortalecer ações de popularização da ciência. O documento, assinado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi entregue pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, para assinatura da presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Rosalia Vargas, durante a Semana da Ciência e da Tecnologia realizada pelo governo português, em Lisboa.
O objetivo é promover a cultura científica e tecnológica no Brasil e em Portugal; atrair jovens para a área; desenvolver ações de popularização; preservar o patrimônio cultural; e incentivar a colaboração entre museus e centros de ciência, escolas e instituições científicas dos dois países.
“A assinatura deste memorando é estratégica para os países irmãos desenvolverem ações conjuntas que envolvem ciência, educação e cultura, e promoverem troca de experiências e intercâmbio entre o nosso programa Pop Ciência e o Ciência Viva. Isso vai estimular educadores e pesquisadores, a formação de recursos humanos, além da integração para a construção de programas temáticos”, ressalta o secretário. A diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, Juana Nunes, também esteve presente.
A Semana da Ciência e da Tecnologia de Portugal foi realizada até domingo (26) em 18 distritos portugueses. Foram mais de 800 atividades envolvendo instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência em todo o país. Na sexta-feira 24, Dia Nacional da Cultura Científica, a data homenageou o professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho. A data foi estabelecida em 1996, para a celebração da cultura científica no país e, mais tarde, em 1997, a comemoração foi estendida a uma semana de ações.
Em outubro, a ministra de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Elvira Fortunato, acompanhada pelo embaixador de Portugal, Luis Faro Ramos, cumpriram agenda voltada à pesquisa e à educação superior no Brasil.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Dia da Comunidade Luso-Brasileira
Em 22 de abril celebra-se o Dia da Comunidade Luso-Brasileira,…
Revolução dos Cravos: quando Portugal escolheu a liberdade
No dia 25 de abril de 1974, Portugal amanheceu diferente.…
Casa de Portugal inaugura busto em homenagem a António dos Ramos
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e memórias, a…
Ciclo de “Conversas sobre abril”, sob a temática “Encontro com Natércia Salgueiro Maia”
Por motivo das comemorações dos 51 anos da Revolução dos…
Amanhã: novo episódio do podcast da Câmara!
A Câmara Portuguesa de São Paulo agora tem um podcast!…
Descubra o novo marco da arte e da sustentabilidade [Casa de Portugal]
A Casa de Portugal e a Câmara Portuguesa de São…
Museu da Língua Portuguesa (São Paulo) e Casa da América Latina (Lisboa) promovem II Diálogos Culturais Luso-Brasileiros com a participação das Ministras da Cultura do Brasil e de Portugal
Fortalecer a diplomacia cultural entre Brasil e Portugal, a fim…
Portugal e Brasil assinam acordos de cooperação nas áreas dos museus, língua e artes
Durante a Cimeira Brasil-Portugal são assinados “três acordos de cooperação”…
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…