Brasil e Portugal debatem intercâmbio de informações e projetos nas áreas de mineração e energia

O ministro brasileiro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu nesta terça-feira (27/6) com o ministro do Meio Ambiente e da Ação Climática de Portugal, Duarte Cordeiro, em Lisboa, onde debateram sobre a criação dos grupos de trabalho para o intercâmbio de informações e projetos nas áreas de mineração e energia, além da prospecção de novos negócios e investimentos entre os dois países.

Silveira cumpre agendas de trabalho no país, e teve reuniões com empresas portuguesas nas áreas de energia e mineração visando a atração de novos investimentos para o Brasil. “Seguimos em busca de novos investimentos, gerando emprego e renda para o nosso povo, além de consolidar o país como protagonista na transição energética”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.

Os ministros avançaram na discussão para a criação dos grupos de trabalho visando o desenvolvimento e implementação da cooperação institucional, técnica e científica para a realização conjunta de programas, projetos e atividades.

Na área de energia, por exemplo, busca-se identificar projetos para a produção de energia renovável e programas e iniciativas de eficiência energética, além da integração de eletricidade renovável na rede e armazenamento de energia.

Já na área da mineração, o objetivo é partilhar experiências e pesquisas para a ampliação da produção mineral, como no processamento de lítio e outros minerais críticos, produção de componentes e baterias e estudos sobre as condições de infraestrutura e logística regional.

Cidades inteligentes

Já a comitiva do Ministério das Cidades cumpriu agenda, dia 27 em Lisboa e no município de Cascais, para conhecer experiências do país europeu em Cidades Inteligentes e ecossistemas de inovação com foco em desenvolvimento urbano sustentável.

A primeira parada aconteceu na Audax, centro de inovação e empreendedorismo do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, que é uma instituição pública de ensino universitário, criada em 1972. A universidade colabora no desenvolvimento, inovação e modernização tecnológica das organizações públicas e privadas, desenvolvendo projetos para integração e inclusão entre os cidadãos e os governos nas áreas de saneamento e habitação.

O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou a importância de buscar novas experiências no tema de Cidades Inteligentes. “Vamos estabelecer tratativas para, dentro do Programa Capacidades, do Ministério em conjunto com o ISCTE, fazer chegar essas informações para que as nossas prefeituras tenham acesso”.

Em seguida, a comitiva conheceu Agência DNA Cascais, associação sem fins lucrativos, ligada a Câmara de Cascais, que tem como propósito fomentar o desenvolvimento econômico, a modernização e inovação do município em suas frentes de saúde, transporte, energia, segurança, vida urbana, educação ao empreendedorismo jovem e sustentável, entre outros.

Cascais é uma cidade com alto nível de monitoramento, por meio de tecnologia, para fornecer informações importantes para a gestão pública, tais como hábitos do cidadão, uso de estacionamento público, fornecimento de energia e frequência nos ônibus.

Também neste 28, Jader Filho, participou do XI Fórum Jurídico de Lisboa, compondo o painel “Desenvolvimento e Responsabilidade Socioambiental na Economia Globalizada”.

Turismo

Ainda, a Nest e o EmbraturLAB, centros de inovação no turismo com sede em Portugal e do Brasil, assinaram um termo de parceria terça-feira (27) para atuar conjuntamente em estratégias de impulsionamento de startups turísticas. A assinatura do protocolo de intenções foi realizada na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

“O Nest já é um dos polos de inovação no turismo mais importantes do planeta, e o EmbraturLAB, em poucos meses de atuação, já estabeleceu importantes parcerias, está se conectando com o que há de mais inovador no turismo internacional, uma vez que a Nest é um exemplo muito bem sucedido, com resultados rápido. Essa parceria é um passo importante para ampliar a capacidade de entrada de turistas estrangeiros no Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Durante a assinatura do protocolo de intenções, o diretor-executivo do Centro de Inovação do Turismo de Portugal, Roberto Antunes, ressaltou a importância de se fortalecer um destino para, assim, atrair novos visitantes. “As redes sociais servem para disseminar as novas oportunidades dos destinos turísticos, e também é uma excelente forma dessa informação chegar ao setor, como uma resposta ao investimento realizado”, destaca Antunes, que reforça ainda a importância do turismo para a “geração de empregos e redução das desigualdades”.

A primeira ação conjunta entre as duas instituições é a parceria para a “BoostX Scale Up”, realizada para negócios em fase de ganhar escala internacionalmente. As candidaturas para a aceleração de soluções inovadoras para o setor estão abertas até 7 de julho de 2023 e podem ser realizadas por meio do site: http://www.boostx.pt. Nesta primeira fase, serão selecionadas 10 empresas que terão a oportunidade de, a convite do programa, participar gratuitamente nos “Innovation Days” em Portugal.

Diversos representantes do governo brasileiro estão em Portugal, com agendas de trabalho paralela ao  Fórum Jurídico, que tem como tema governança e constitucionalismo digital. Na pasta da justiça, o ministro Flávio Dino assinou acordo de cooperação em Segurança Pública, em Lisboa.