Notícias

You are here:

Camões e Fundação Saramago assinam protocolo para comemorar centenário

Uma exposição bibliográfica composta por 15 cartazes e um encontro entre as sete cátedras José Saramago constam de um protocolo assinado entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Fundação José Saramago.

Segundo o instituto, o protocolo visa apoiar as comemorações do centenário do nascimento do Prêmio Nobel da Literatura 1998, que se assinala a 16 de novembro de 2022, e que tiveram início na terça-feira.

O centenário do nascimento de José Saramago será assim o eixo temático na ação cultural externa do Camões, através dos planos de atividade da sua rede no estrangeiro, tendo por objetivo celebrar o escritor e a relevância da sua obra, bem como no diálogo com a de outros escritores de gerações mais recentes, adiantou a página do Camões.

Para tal, o Camões e a Fundação José Saramago assinaram uma parceria que vai abranger uma exposição bibliográfica intitulada “José Saramago: voltar aos passos que foram dados”.

A mostra é promovida pela Fundação e será composta por 15 cartazes.

“Legados Saramaguianos”, sessões sobre o escritor em modo apresentação-debate, envolvendo escritores da geração do Prêmio José Saramago, contemplando a leitura de textos, a apresentação de obras daqueles autores e debate acerca da ficção em língua portuguesa é outra das iniciativas abrangidas pelo protocolo.

“Encontro de Cátedras José Saramago”, um seminário a realizar em Lisboa com vista a reforçar a colaboração entre as sete cátedras em universidades estrangeiras que têm José Saramago como patrono, bem como a sua ligação a instituições culturais e acadêmicas portuguesas, é outra das iniciativas a realizar ao abrigo do protocolo.

O Camões compromete-se ainda a promover a presença da obra de José Saramago e de conteúdos relativos ao centenário em feiras internacionais.

A promoção e divulgação de atividades e conteúdos enquadrados na celebração do centenário de José Saramago através das plataformas digitais e da rede externa do Camões é outro dos compromissos do instituto público.

Conferência

Como em anos anteriores, irá decorrer no mês de dezembro a VI Conferência Internacional José Saramago da Universidade de Vigo “LevantadoS do Chão – “Eu não sou pessimista; o mundo é que é péssimo’” (Lisboa – Vigo; 10, 13 e 14 de dezembro de 2011).

Esta VI edição, organizada em parceria com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, começará no dia 10 de dezembro presencialmente em Lisboa, no auditório Agostinho da Silva da instituição, e continuará em modo virtual nos dias 13 e 14 de dezembro através do Campus Remoto da Universidade de Vigo.

A Conferência deste ano leva, para além de “Não sou pessimista; o mundo é que é péssimo”, o expressivo subtítulo de LevantadoS do Chão. O plural que acrescentamos ao título de um dos romances mais significativos de José Saramago visa traduzir a ideia da imensidão das e dos levantados do chão no que a expressão comporta, porque a obra e a vida de Saramago foram – e são – contribuintes para que as pessoas possam erguer-se acima das condições que lhes foram impostas

Ao longo dos três, com mais de 20 oradores, serão abordados linhas temáticas como literatura, culturas, natureza e meio ambiente, Ética, igualdade e justiça social, Educação e ensino.

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas