Notícias
Camões e Fundação Saramago assinam protocolo para comemorar centenário
Uma exposição bibliográfica composta por 15 cartazes e um encontro entre as sete cátedras José Saramago constam de um protocolo assinado entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Fundação José Saramago.
Segundo o instituto, o protocolo visa apoiar as comemorações do centenário do nascimento do Prêmio Nobel da Literatura 1998, que se assinala a 16 de novembro de 2022, e que tiveram início na terça-feira.
O centenário do nascimento de José Saramago será assim o eixo temático na ação cultural externa do Camões, através dos planos de atividade da sua rede no estrangeiro, tendo por objetivo celebrar o escritor e a relevância da sua obra, bem como no diálogo com a de outros escritores de gerações mais recentes, adiantou a página do Camões.
Para tal, o Camões e a Fundação José Saramago assinaram uma parceria que vai abranger uma exposição bibliográfica intitulada “José Saramago: voltar aos passos que foram dados”.
A mostra é promovida pela Fundação e será composta por 15 cartazes.
“Legados Saramaguianos”, sessões sobre o escritor em modo apresentação-debate, envolvendo escritores da geração do Prêmio José Saramago, contemplando a leitura de textos, a apresentação de obras daqueles autores e debate acerca da ficção em língua portuguesa é outra das iniciativas abrangidas pelo protocolo.
“Encontro de Cátedras José Saramago”, um seminário a realizar em Lisboa com vista a reforçar a colaboração entre as sete cátedras em universidades estrangeiras que têm José Saramago como patrono, bem como a sua ligação a instituições culturais e acadêmicas portuguesas, é outra das iniciativas a realizar ao abrigo do protocolo.
O Camões compromete-se ainda a promover a presença da obra de José Saramago e de conteúdos relativos ao centenário em feiras internacionais.
A promoção e divulgação de atividades e conteúdos enquadrados na celebração do centenário de José Saramago através das plataformas digitais e da rede externa do Camões é outro dos compromissos do instituto público.
Conferência
Como em anos anteriores, irá decorrer no mês de dezembro a VI Conferência Internacional José Saramago da Universidade de Vigo “LevantadoS do Chão – “Eu não sou pessimista; o mundo é que é péssimo’” (Lisboa – Vigo; 10, 13 e 14 de dezembro de 2011).
Esta VI edição, organizada em parceria com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, começará no dia 10 de dezembro presencialmente em Lisboa, no auditório Agostinho da Silva da instituição, e continuará em modo virtual nos dias 13 e 14 de dezembro através do Campus Remoto da Universidade de Vigo.
A Conferência deste ano leva, para além de “Não sou pessimista; o mundo é que é péssimo”, o expressivo subtítulo de LevantadoS do Chão. O plural que acrescentamos ao título de um dos romances mais significativos de José Saramago visa traduzir a ideia da imensidão das e dos levantados do chão no que a expressão comporta, porque a obra e a vida de Saramago foram – e são – contribuintes para que as pessoas possam erguer-se acima das condições que lhes foram impostas
Ao longo dos três, com mais de 20 oradores, serão abordados linhas temáticas como literatura, culturas, natureza e meio ambiente, Ética, igualdade e justiça social, Educação e ensino.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…
Porto é o primeiro destino convidado de prestigiado festival no Brasil
Prestigiado evento gastronômico no Brasil, o Festival Cultura e Gastronomia…
Museus e monumentos portugueses somaram mais de cinco milhões de visitantes em 2023
Os museus, monumentos e palácios desde janeiro sob a gestão…
Escritor brasileiro Arnaldo Antunes é o autor homenageado do festival Escritaria 2024
O autor brasileiro Arnaldo Antunes será o escritor homenageado na…
Exposição gratuita na Biblioteca Nacional no RJ celebra 500 anos de Camões
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério…
Rio de Janeiro prepara-se para receber nova edição do “Festival Fado”
“Fado e a Liberdade” será o tema da 14ª edição…
Pela primeira vez no Brasil, pianista Inês Filipe faz recital na Embaixada de Portugal
Jovem, versátil, original, Inês Filipe é uma das mais ativas…