Notícias

You are here:

Camões presente na 5ª edição da Bienal Internacional do Livro de Brasília

Até 29 de outubro, a EUNIC Brasília, através do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, marca presença na 5ª edição da Bienal Internacional do Livro de Brasília, no Pavilhão do Parque da Cidade, com um stand dedicado ao jogo “PON! A Ilha dos Tatus”. O jogo foi criado a partir do livro “Políticas da Natureza”, de Bruno Latour, e visa chamar a atenção dos mais novos para questões ambientais.

O stand nomeado ‘Espaço PoN!’ e viabilizado pelo Instituto Camões em parceria com a Bienal Internacional do Livro de Brasília, conta com tablets para os visitantes conhecerem e jogarem o game. Mediadores também estarão presentes para tirar dúvidas sobre o PoN! e dar orientações de como jogar.

Além do estande, no dia 28 às 10h, acontece a mesa de apresentação do jogo, com a participação de Robert Kieft, gerente de projetos da EUNIC Global – Bruxelas, Sabine Plattner, presidente da EUNIC Brasília, Anders Hentze, coordenador do PoN! no Brasil, Tainá Félix, da Game e Arte, Representante da Secretaria de Estado de Educação do DF e Leonardo Braga, do Sesc-DF, com mediação da Ana Arruda, Sétima Cinema.

Na mesa os convidados falam sobre o projeto, sobre o jogo e seu potencial no debate sobre desenvolvimento sustentável e na educação e, por fim, anunciam e explicam o kit pedagógico, que será lançado no mesmo dia. O kit fica disponível para download gratuito através do site oficial do PoN! (www.jogopon.com.br) a partir da data de lançamento, dia 28.

A Bienal Internacional do Livro de Brasília deste ano está dividida em seis eixos temáticos: Autores, Mercado, Música, Histórias em Quadrinhos (HQs), Crianças e Multimeios. Com o tema “A transformação acontece aqui”, a Bienal Internacional do Livro de Brasília, que celebra este ano 10 anos desde a sua primeira edição, é um espaço de convergência entre diferentes tipos de arte. Para visitar, os interessados devem retirar os ingressos gratuitamente pelo site oficial www.bilb.com.br.

EUNIC em Brasília e no mundo

A EUNIC é uma rede de institutos de cultura europeus e organismos nacionais criada em 2006 e formada por 36 instituições representando todos os 27 países membros da União Europeia. Atualmente a instituição conta com mais de duas mil filiais e milhares de parceiros locais em mais de 150 países do mundo. A associação atua nas áreas de artes, aprendizado de línguas, educação, ciência, diálogo intercultural e desenvolvimento.

A nível local, os membros EUNIC estão reunidos em clusters a fim de organizar iniciativas conjuntas. Existem hoje seis clusters no país – Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre.

Informação sobre a EUNIC Brasília e suas realizações estão disponíveis no link: https://www.semanadaeuropa.org/eunic

Sobre o PoN!

PoN! – A Ilha dos Tatus é um jogo de ação de temática ambiental criado para tablets e celulares desenvolvido pela Ilex Games, empresa de Campinas (SP). Realizado com apoio da EUNIC Global em uma ampla parceria de organizações europeias e brasileiras, o jogo visa conscientizar sobre a crise climática e ambiental, e seus efeitos.

No PoN!, os jogadores encarnam o papel de pacíficos tatus vivendo em uma ilha flutuante, até que eles se veem diante da missão de proteger seu lar de uma terrível ameaça. Devem então sair em defesa da ilha, enfrentando os terríveis robôs que estão devastando a natureza.

O nome PoN refere-se ao conceito filosófico de Bruno Latour, Politics of Nature (Políticas da Natureza em português), no qual o jogo se inspira para trazer a ideia de ouvir e respeitar os diversos seres da natureza.

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas