Notícias

You are here:

Casa Brasil desembarca em Lisboa para promover a cultura brasileira e fomentar relações comerciais

Diversos setores como alimentos e bebidas, moda, higiene pessoal, livros, móveis, entre outros, apresentam seus produtos durante o evento que também tem o objetivo de celebrar o Bicentenário da Independência Brasileira.

Portugal é o 18º principal destino das exportações brasileiras e ocupa a 44ª posição dentre os países dos quais o Brasil mais importa bens e serviços. A fim de alavancar as negociações e estabelecer um comércio bilateral à altura de todo o legado histórico entre Brasil e Portugal, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Embaixada do Brasil em Portugal inauguram, no dia 5 de novembro, a Casa Brasil Bicentenário Lisboa.

A iniciativa tem como foco promover conceitos e tendências sobre o Brasil ao apresentar empresas nacionais e seus produtos selecionados com grande apelo no mercado português e europeu.

Ainda que tenha uma relação privilegiada com o país europeu, em cooperações e acordos político-diplomáticos em diversos setores, o Brasil ainda possui muito espaço para incrementar o comércio com Portugal. Em 2021, a corrente de comércio entre ambas as nações foi de US$ 454 milhões, com um superávit de US$ 57,1 milhões para o Brasil.

Nesta edição da Casa Brasil, estarão presentes 40 empresas brasileiras de diversos portes, representando os setores de alimentos e bebidas, mobiliário e decoração, moda, literatura e cosméticos. Entre os dias 5 e 13 de novembro, o público poderá desfrutar de ampla agenda, incluindo degustações, aulas, cooking shows, happy hours, atrações musicais, rodadas de negócios e apresentações culturais.

A Casa Brasil Lisboa está situada em uma das vias mais nobres da capital lusitana, a Avenida da Liberdade, garantindo o acesso amplo e fácil para o público. A localização privilegiada tem a intenção de atrair o maior número de visitantes para o evento, cujas atividades são todas gratuitas.

Cultura e expressividade

Uma das estrelas da Casa Brasil Lisboa será a exposição Bicentenário da Independência, que vem coroar as ações empreendidas pelo governo brasileiro para celebrar este marco na história. A mostra exibirá ao público visitante algumas visões sobre a construção da identidade brasileira, integrando perspectivas que combinam território, povo, sociedade, economia, cultura e inovação, resultando no país diverso e multicultural que é o Brasil.

Sua localização, logo após a porta de entrada, tem intuito do visitante imergir um pouco na história e na cultura do Brasil para finalmente entrar e se sentir em casa. Imagens históricas, objetos, vídeos, maquetes e outros elementos foram utilizados de modo a contar história, a partir do momento da Proclamação da Independência, em 1822, até os dias atuais. A Casa da Moeda do Brasil, a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) contribuíram para a montagem da mostra, com objetos, informações e vídeos, entre outros aportes.

Nos dois pavimentos ocupados pela iniciativa, a decoração mistura modernidade com o requinte das peças artesanais brasileiras, além de móveis, artefatos, objetos decorativos, acessórios, roupas e demais produtos fornecidos pelas empresas participantes do evento, que pretende traduzir a “brasilidade”.

Além de espaço para pocket shows e o café, locais destinados à exposição dos produtos de moda e alimentação, entre outros estão presentes. No subsolo, o espaço é aberto para receber maior diversidade de eventos, como aulas de dança, de culinária, apresentações de ritmos brasileiros e os DJs, além de rodadas de negócios e outras atividades que compõem a agenda multicultural.

O projeto da Casa Brasil Lisboa é de autoria do arquiteto e designer Bruno Simões, que já realizou outros importantes trabalhos de curadoria e consultoria para a ApexBrasil, como o desenho da mostra realizada no Fuorisalone 2022, em Milão.

Responsável e sustentável

E a diversidade da ambientação também será expressa por meio de produtos e serviços que as empresas participantes irão apresentar na Casa Brasil Lisboa. Açaí, tapioca, polpas de frutas brasileiras, sucos, cafés, doces e sorvetes, molhos e iguarias das regiões norte e nordeste, e carnes darão aos portugueses o sabor e a qualidade da indústria alimentícia nacional.

Além disso, cosméticos com fragrâncias e cores inspiradas na flora e na cultura brasileira, móveis e utensílios para a casa e cozinha, objetos de decoração como tapetes, vasos e artesanato regional, incluindo, até mesmo, alguns itens feitos com material totalmente reciclado, jogos eletrônicos e literatura darão o tom da nossa nova bossa.

Atenta à importância crescente que o público europeu confere a questões como a sustentabilidade e responsabilidade social dos produtos que consome, a Casa Brasil traz empresas que possuem certificações ambientais e de ESG (ambiental, governamental e social) e que têm a sustentabilidade como princípio. E as empresas brasileiras estão cientes deste movimento. Desde a extração de matérias-primas como o açaí e as madeiras, até o produto final, o papel, o móvel ou alimento certificado, há um longo caminho e os investimentos dos mais diversos setores visam a que toda essa cadeia se torne rastreável, o que confere credibilidade ao produto, à indústria nacional e ao Brasil.

Sobre a Casa Brasil

Segundo o governo, a Casa Brasil é um evento exclusivo e independente, de alto impacto, para a promoção da imagem dos setores produtivos do Brasil no exterior, em mercados escolhidos com base em dados de inteligência comercial.

No caso de Portugal, o país foi escolhido pelos laços que o unem ao Brasil, não só em comemoração ao bicentenário da Independência brasileira, como também pelo interesse que desperta nas empresas, especialmente as micro e pequenas empresas, apoiadas pela ApexBrasil como mercado de entrada para a Europa. A iniciativa tem como foco a evolução produtiva e a construção da identidade brasileira ao longo dos últimos 200 anos.

Organizadora, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover a imagem do Brasil no exterior, para impulsionar as exportações e atrair investimentos para o Brasil.

Serviço: Casa Brasil Bicentenário Lisboa

Local: Av. da Liberdade, 12 – Lisboa, Portugal

Dias: 05 a 13 de novembro de 2022

Horário de funcionamento para o público:  13h às 22h

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas