Notícias

You are here:

Centro Cultural Português de Santos retoma “Festa de Santoinho” depois de dois anos

O Centro Cultural Português de Santos realizou no sábado dia 16 de julho sua 25ª Festa de Santoinho com apresentação do Rancho Folclórico Verde Gaio e animação musical da banda “Alma Lusíada”. A Festa de Santoinho acontece na entidade desde 1995.

Mais um grande evento realizado no novo salão de festas do Centro Cultural e que contou mais uma vez com apoio do governo português através da pasta “Comunidades Portuguesas”.

Depois de dois anos sem poder realizar a tradicional festa, o presidente José Duarte de Almeida Alves e sua esposa Fátima Alves recepcionaram (juntamente com demais diretores) um grande público no local, cerca de 400 pessoas – sucesso absoluto com ingressos esgotados há mais de uma semana do evento.

O presidente José Duarte falou numa entrevista para a TV Record – “que se trata de uma festa muito tradicional que acontece de maio a novembro em todo final de semana em Portugal” e lembrou que – inclusive – o Rancho Verde Gaio esteve lá em Viana do Castelo participando do arraial no local onde foi criado.

Para manter ainda mais original, o salão foi todo decorado com bandeirinhas e nas cores de Portugal, mantendo assim a alegria da noite festiva e muito contagiante com as músicas e comidas típicas como a tradicional sardinha portuguesa, que é um produto dos mais elogiados pelo público presente como disse Armindo da Corte Faria, presidente do Conselho da Casa da Madeira de Santos “somos 90 mil lusos descendentes na Baixada Santista, sendo assim é importante manter nossas tradições”, disse.

A Festa de Santoinho é um arraial que acontece na região do Minho, em Viana do Castelo – Portugal, a festa começou a ser realizada em 1972 com objetivo de levar turistas para conhecerem as tradições da cidade, conforme explicou o diretor social do Centro Cultural Português Vasco Monteiro, dizendo que é um lugar muito amplo que existe em Viana do Castelo e que recebe milhares e milhares de pessoas no verão.

O diretor de divulgação do Centro Cultural, Guilherme Rocha, elogiou o evento e disse ser muito importante para a casa, “depois de dois anos poder organizar novamente a festa que é muito tradicional para a comunidade portuguesa, é um prazer para o Centro Cultural Português”, referiu.

Também o diretor Alberto de Pinho elogiou o evento e a importância de manter a tradição, “de muitos anos”.

Como reforçou Vasco Monteiro o Verde Gaio é um dos ranchos mais tradicionais atuando no Brasil e o Centro Cultural trabalha para manter a cultura, os costumes e as tradições portuguesas, não deixando de dançar o vira, o fandango, o corridinho, enfim as músicas típicas portuguesas fazendo referência à apresentação do Verde Gaio que subiu ao palco e se apresentou nesta noite festiva sob muitos aplausos.

A portuguesa Marilia Castanho Valente Barreiros também elogiou o evento dizendo que “uma das boas coisas nessa Festa do Santoinho, … no Centro Cultural Português, além da maravilhosa apresentação do Rancho Folclórico Verde Gaio, com seus lindos e ricos trajes, é, com certeza, o reencontro com pessoas queridas e amigas. O papo gostoso e a interação revigora e fortalece os laços”.

Quem também esteve presente nesta noite – além de uma equipe produzindo matéria – foi a direção da Record Litoral e Vale, através do diretor executivo João Batista, que elogiou o evento dizendo da importância que a comunidade tem na nossa região, “principalmente na cidade de Santos”, disse parabenizando a diretoria pela organização da festa nesta noite de tradição portuguesa extremamente importante para a manutenção das tradições.

Veja reportagem da Record TV Litoral e Vale no site https://fb.watch/eCl0pqHogI/

Fonte:Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas