Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Cidades de Coimbra e Itabirito assinam acordo de cooperação para a sustentabilidade
Cidades de Coimbra e Itabirito assinam acordo de cooperação para a sustentabilidade

O Município de Coimbra e o Município brasileiro de Itabirito, em Minas Gerais, assinaram na terça-feira, dia 21, em Brasília, um acordo de cooperação nas áreas do Ambiente, Educação para sustentabilidade, Bombeiros e Proteção Civil, que prevê a troca de experiências e de boas práticas, bem como atividades de intercâmbio entre as duas cidades.
O acordo resulta do projeto Inova Juntos, financiado pela União Europeia, que tem como objetivo o desenvolvimento de interações de cooperação transatlântica inovadoras e sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento local.
A iniciativa promove a colaboração entre as duas cidades, no que diz respeito à temática da sustentabilidade. O acordo prevê a troca de experiências e de informações técnicas entre os dois municípios, através de partilha de estudos e de boas práticas da gestão de riscos climáticos. Itabirito foi o primeiro município brasileiro a apresentar um Plano de Ação Climática, no âmbito da rede global ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, que envolve mais de 2.500 governos locais e regionais de 130 países.
A cooperação estende-se, ainda, ao desenvolvimento de atividades de intercâmbio, que irão mobilizar estudantes com o ensino fundamental concluído ou que integrem cursos técnicos do Instituto Federal de Minas Gerais do Campus Itabirito, na rede de cooperação agora criada entre Coimbra e Itabirito.
“O acordo agora estabelecido, para além de cumprir os objetivos do projeto InovaJuntos, permitirá, através da partilha de experiências, encontrar soluções de adaptação à crise climática introduzindo elementos inovadores e preparando as gerações futuras de ambas as cidades”, considerou o vereador do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Matias Lopes, no momento de assinatura do documento.
A assinatura do acordo decorreu no âmbito da XXV Marcha dos Prefeitos, que teve início em 20 de maio em Brasília. A Marcha dos Prefeitos é a maior reunião de autarcas e técnicos municipais do Brasil, juntando mais de 11 mil participantes de todo o país. É organizada pela Confederação Nacional de Municípios Brasileiros, que coordena também o projeto Inova Juntos.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Convite: 2º encontro entre o Judiciário, o Mercado Financeiro e a Academia: a experiência portuguesa e brasileira
Nos dias 30 de junho e 1º de julho de…
António Costa desloca-se ao Brasil para reforçar parceria com UE e promover acordo Mercosul
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, vai deslocar-se ao…
2025 France-Brazil Season: Exploring Arbitration, ESG, and Energy Transition
The year of 2025 marks a special milestone in the…
No Senado, presidente português diz que Brasil é “uma potência”
O Senado recebeu nesta terça-feira (18) a visita do presidente…
Brasileiros poderão entrar como turistas e pedir residência em Portugal
O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão…
Economias de Portugal e Espanha sobressaem na Europa com turismo e imigração a ajudar
Portugal e Espanha tiveram em 2024 um desempenho acima da…
Governo cria grupo de trabalho para estudar reforma da segurança social
O Governo criou um grupo de trabalho para propor medidas…
Reunião de Comissão abordou a próxima Cimeira Bilateral em Brasília
Na quarta-feira, dia 22 de janeiro, aconteceu no Palácio do…
Opinião: “Construindo Pontes: Como o Brasil e Portugal Podem Crescer Juntos”, por Karene Vilela
No arranque de 2025, um dos fatos de 2024 que…
Primeiro-ministro aponta a segurança como “um importante ativo econômico” [Mundo Lusíada e Lusa]
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, considerou nesta segunda-feira que…
Companhias aéreas se unem por mais voos entre Portugal e Brasil [Mundo Lusíada]
A euroAtlantic Airways (EAA) anunciou no dia 2 de janeiro,…
Oferta de arrendamento em Portugal regista aumento de 61% no verão [Agência Incomparáveis]
O mercado de arrendamento habitacional em Portugal registou um aumento…