Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Cidades de Coimbra e Itabirito assinam acordo de cooperação para a sustentabilidade
Cidades de Coimbra e Itabirito assinam acordo de cooperação para a sustentabilidade
O Município de Coimbra e o Município brasileiro de Itabirito, em Minas Gerais, assinaram na terça-feira, dia 21, em Brasília, um acordo de cooperação nas áreas do Ambiente, Educação para sustentabilidade, Bombeiros e Proteção Civil, que prevê a troca de experiências e de boas práticas, bem como atividades de intercâmbio entre as duas cidades.
O acordo resulta do projeto Inova Juntos, financiado pela União Europeia, que tem como objetivo o desenvolvimento de interações de cooperação transatlântica inovadoras e sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento local.
A iniciativa promove a colaboração entre as duas cidades, no que diz respeito à temática da sustentabilidade. O acordo prevê a troca de experiências e de informações técnicas entre os dois municípios, através de partilha de estudos e de boas práticas da gestão de riscos climáticos. Itabirito foi o primeiro município brasileiro a apresentar um Plano de Ação Climática, no âmbito da rede global ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, que envolve mais de 2.500 governos locais e regionais de 130 países.
A cooperação estende-se, ainda, ao desenvolvimento de atividades de intercâmbio, que irão mobilizar estudantes com o ensino fundamental concluído ou que integrem cursos técnicos do Instituto Federal de Minas Gerais do Campus Itabirito, na rede de cooperação agora criada entre Coimbra e Itabirito.
“O acordo agora estabelecido, para além de cumprir os objetivos do projeto InovaJuntos, permitirá, através da partilha de experiências, encontrar soluções de adaptação à crise climática introduzindo elementos inovadores e preparando as gerações futuras de ambas as cidades”, considerou o vereador do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Matias Lopes, no momento de assinatura do documento.
A assinatura do acordo decorreu no âmbito da XXV Marcha dos Prefeitos, que teve início em 20 de maio em Brasília. A Marcha dos Prefeitos é a maior reunião de autarcas e técnicos municipais do Brasil, juntando mais de 11 mil participantes de todo o país. É organizada pela Confederação Nacional de Municípios Brasileiros, que coordena também o projeto Inova Juntos.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Primeiro-ministro aponta a segurança como “um importante ativo econômico” [Mundo Lusíada e Lusa]
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, considerou nesta segunda-feira que…
Companhias aéreas se unem por mais voos entre Portugal e Brasil [Mundo Lusíada]
A euroAtlantic Airways (EAA) anunciou no dia 2 de janeiro,…
Oferta de arrendamento em Portugal regista aumento de 61% no verão [Agência Incomparáveis]
O mercado de arrendamento habitacional em Portugal registou um aumento…
Portugal é um “farol de estabilidade” política, social e financeira
Nesta segunda-feira em Vila Nova de Famalicão, o primeiro-ministro, Luís…
Investidores querem transformar o Norte de Portugal na Flórida para brasileiros
Empresário Luiz Eduardo Osório reúne investidores cariocas em busca de…
Pacto Climático Europeu quer agricultura e alimentação no planeamento do território
Municípios devem incluir medidas sustentáveis e adaptadas às comunidades e…
Brasileiros devem contribuir com 1,4 bi de euros neste ano à Previdência de Portugal
As contribuições dos trabalhadores brasileiros para a Previdência Social de…
Especialistas defendem que Brasil e Portugal estão a evoluir no comercial
Portugal e Brasil mantêm uma relação comercial marcada por oportunidades…
Reconhecimento Institucional: Presidente da Câmara Portuguesa é Homenageada pela Casa de Portugal
A presidente da Câmara Portuguesa, Karene Vilela, representou a instituição…
Renováveis abastecem 73% da eletricidade consumida até setembro
A produção de energia renovável abasteceu 73% do consumo de…
Portugal cria programa no IEFP para apoiar imigrantes na procura de emprego
O Governo português lançou nesta segunda-feira o Programa Integrar que…
Brasileiros compram imóveis em Portugal para alugar de olho em ganhos de até 8%
Brasileiros compram imóveis em Portugal para alugar de olho em…