Circuito de Teatro em Português apresenta espetáculos de países africanos em SP

O XIII Circuito de Teatro em Português – festival internacional de países lusófonos, que aconteceu em novembro de 2022 – segue com sua programação, finalizando a edição, entre os dias 3 e 11 de março de 2023, com três espetáculos vindos da África e uma oficina online de Portugal.

Esta edição do Circuito é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Associação de Cultura e Cidadania Contadores de Mentira, com direção artística de Creuza Borges.

A programação é gratuita em equipamentos municipais de cultura. Os espetáculos são: Saudade, de Cabo Verde / Praia – Centro Cultural Vila Formosa (3/3, às 20h) e Centro Cultural Olido (4/3, às 18h); Mar Me Quer, de Moçambique / Maputo – Centro Cultural da Penha (8/3, às 20h) e Centro Cultural Olido (10/3, às19h); e Pedro e o Capitão, de Angola / Luanda – Teatro Flávio Império (9/3, às 19h) e Centro Cultural Olido (11/3, às 18h).

A oficina Dramaturgia Portuguesa Contemporânea: o “Eu”, o “Outro” e o “Nós” (7 e 8/3, às 19h), com Zé Pedro Pereira da Cia. Teatro Art’Imagem, de Portugal / Porto, está com inscrições abertas pelo LINK >>

O Circuito de Teatro em Português foi criado, em 2003, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os nove países de língua portuguesa. “Por meio das artes cênicas buscamos o estreitamento das relações artísticas e o reconhecimento de nossas diferenças e semelhanças culturais”, declara Creuza Borges, diretora do Circuito.

Em 19 anos de história, foram realizadas mais de 450 espetáculos, 76 oficinas e 38 seminários, envolvendo dezenas de cidades brasileiras e um público aproximado de 90 mil pessoas.

A realização deste festival proporcionou coproduções entre companhias de Portugal e Moçambique, Portugal e São Tomé Príncipe, Brasil e Portugal. Artistas brasileiros tiveram a oportunidade de se formar e trabalhar em Portugal, por meio das oficinas realizadas, assim como artistas portugueses fizeram residência artística no Brasil, em colaborações primordiais ao fortalecimento do projeto. O Circuito também resultou na criação do Ciclo de Teatro Brasileiro, em Arcos de Valdevez, que viabiliza, em Portugal, novas perspectivas das artes cênicas brasileiras, que já chegou à sua 12ª edição.

XIII Circuito de Teatro em Português

De 3 a 11 de março de 2023

Gratuito – Ingressos: 1h antes das sessões.

Facebook – @CircuitoTeatroPortugues e @GrupoDragao7

Instagram – @circuitodeteatroemportugues e @grupodragao.7