Notícias

You are here:

Criação de novas empresas aumenta 35% até fevereiro em Portugal

Os valores apurados pelo Barómetro da Informa D&B até fevereiro deste ano confirmam uma “trajetória de recuperação” do empreendedorismo.

A criação de novas empresas em Portugal registou um aumento homólogo 35% até fevereiro deste ano, para 8.868, enquanto as insolvência caíram 4%, para 2.009 empresas, anunciou a Informa D&B esta quinta-feira.
 
Os valores apurados pelo Barómetro da Informa D&B até fevereiro deste ano confirmam uma “trajetória de recuperação” do empreendedorismo, refere a consultora em comunicado, referindo que fevereiro é o quinto mês consecutivo a assinalar um crescimento neste indicador.
 
Quanto ao mesmo período compreendido entre janeiro e fevereiro de 2020, o último antes da pandemia, a diferença é de apenas menos 8%, adianta.
 
É referido que um dos indícios de recuperação vem de dois dos setores mais afetados pela pandemia de covid-19, alojamento e restauração e transportes, que estão agora entre aqueles que registaram os maiores crescimentos na constituição de novas empresas.
 
O alojamento e restauração apresentou um crescimento de 80%, para 352 novas empresas, e os transportes evidenciaram um acréscimo de 105%, para 278 novas empresas, lê-se no comunicado.
 
Além disso, o crescimento na constituição de novas empresas é transversal a todas as regiões e distritos, com destaque para a Área Metropolitana de Lisboa, com 1.215 constituições, que correspondem a um aumento de 57%.
 
Em janeiro e fevereiro deste ano, por sua vez, encerraram 2.009 empresas, menos 4% do que no período homólogo do ano passado.
 
A maioria dos setores de atividade registam valores de encerramento inferiores aos do ano passado, com a exceção do retalho (+38 encerramentos, +13%), indústria (+33 encerramentos, +17%), atividades imobiliárias (+21 encerramentos, +16%) e serviços gerais (+1 encerramento, +0,4%).
 
No mesmo período, 263 empresas iniciaram um processo de insolvência, valor que representa uma descida 23% face ao ano passado (menos 80 novos processos), lê-se na nota divulgada.
Fonte: Notícias ao Minuto

Notícias Relacionadas