Notícias

You are here:

Deputado Paulo Porto cumpre agenda oficial com visitas em SP, Minas e Brasília

O deputado luso brasileiro Paulo Porto Fernandes cumpriu visita oficial com vários compromissos no Brasil, entre os dias 19 a 24 de setembro, dando início aos trabalhos da Terceira Sessão Legislativa, que permite aos parlamentares uma proximidade importante junto das suas comunidades em diversos países.

Os compromissos foram cumpridos no Consulado Geral de Portugal em São Paulo; Embaixada de Portugal em Brasília, quando teve reunião com o Embaixador Luís Faro Ramos e o Deputado Antônio Brito, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil/Portugal.

Em Minas, esteve no Consulado de Portugal em Belo Horizonte; Ministério Público de Minas Gerais; uma recepção junto à Secretaria de Assuntos Internacionais, e encontro com a comunidade portuguesa de Minas Gerais.

Em São Paulo, na Casa de Portugal de São Paulo; ainda visitou o Centro de Apoio da Provedoria Portuguesa de SP; participou de reunião do PS (Partido Socialista) Secção São Paulo; e de almoço na Casa de Portugal de SP; reunião na Câmara Portuguesa de Comércio em São Paulo.

Ainda no estado, esteve em visita na Casa de Portugal de Campinas; Reunião do PS Secção Campinas e Região; além de encontro com a comunidade portuguesa; finalizando no dia 25 de setembro, e retorno a Portugal.

Na sexta-feira dia 24 de setembro, a Casa de Portugal de Campinas, entidade das mais tradicionais do Estado, presidida por Vagner Vieira, organizou um almoço para recepção ao deputado, ocasião em que a entidade recebeu vários líderes associativos como integrantes da diretoria e presidentes de outras casas regionais como Casa de Portugal de Marília, Grupo Luso Brasileiro Andorinhas de São João da Boa Vista, e Casa de Portugal de São Carlos.

Durante o evento (que teve cumprimento dos protocolos sanitários) o deputado falou sobre a união das entidades que faz as comunidades se fortalecerem e o apoio que vem sendo dado pelo governo português aos projetos culturais apresentadas em determinadas ocasiões, quando as entidades podem apresentar projetos culturais e obter apoios financeiros para realizar a promoção de Portugal em seus países de acolhimento.

Além do deputado, o presidente Vagner Vieira também falou para agradecer a presença do “ilustre amigo” e elogiar o trabalho que vem sendo feito na Assembléia da República, com absoluta aprovação da Comunidade Luso Brasileira.

Ao Mundo Lusíada, o Deputado Paulo Porto falou sobre agenda que ele se dispôs a cumprir no Brasil como “visita oficial” e a retomada da agenda às comunidades importantes como EUA e Brasil.

“Agenda é muito boa porque nos dá oportunidade de voltar à proximidade com nossas comunidades nesses países como Brasil e Estados Unidos, que aliás nós conseguimos visitar sem ter que fazer quarentena, isso já ajuda bastante a cumprirmos, com certa facilidade, os compromissos e assim melhorar a relação Portugal e Brasil”, disse ele que já pode sair e voltar para Portugal sem a necessidade de cumprir quarentena, apenas apresentar o tese Covid-19 de PCR negativo.

Esta “facilidade” na mobilidade das pessoas também ajudou, conforme o deputado, com que as receitas da TAP tivessem “resultados significativos”, por estar já transportando cidadãos de países lusófonos de e para Portugal.

Paulo Porto disse estar animado com essa retomada porque, com o fim do confinamento as casas regionais poderão voltar a receber público e isso representa a volta das receitas.

“Eu vejo com muita alegria a retomada das atividades pelas nossas casas porque elas passaram por um período muito difícil, sem as receitas que estavam acostumadas, e também para percebermos um pouco melhor o que aconteceu no mundo associativo por conta da pandemia, quais as consequências, o que a pandemia causou neste mundo associativo. Por isso há necessidade de estarmos sempre presentes nas comunidades e poder colaborar trazendo medidas legislativas que vem de encontro com as necessidades das nossas comunidades”, disse.

No Brasil, Paulo Porto teve um encontro cancelado, que foi do dia 19 na Casa da Madeira de Santos, após furto de fiação, na noite anterior à visita, que deixou a região sem energia elétrica.

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas