Notícias

You are here:

Destinos e ‘Bicentenário’ estão no stand do Brasil na Bolsa de Turismo de Lisboa

“O bicentenário será um dos temas principais do stand do Brasil, além da divulgação das belezas dos nossos destinos”.

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), junto ao Ministério do Turismo, leva os atrativos turísticos do Brasil à BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) 2022, em Lisboa. Entre 16 e 20 de março, o estande próprio da Agência na feira terá a presença de 25 expositores brasileiros, entre destinos, operadores de turismo, redes hoteleiras e companhias aéreas, com o intuito de levar a mensagem que o país está pronto para a retomada do turismo internacional.
Historicamente, Portugal está entre os dez principais emissores de turistas ao Brasil. São diversas as razões para que os destinos e atrativos brasileiros sejam escolhidos pelos portugueses. “O turista português busca no Brasil prioritariamente destinos de Sol e Praia, além de visitar a família, os amigos e também aproveitar traços culturais semelhantes em virtude das nossas raízes portuguesas”, detalha o presidente da Embratur, Carlos Brito.
De acordo com estimativas da Globaldata, houve queda acentuada do total de portugueses que visitam o Brasil após o início da pandemia de Covid-19, mas a recuperação está em andamento. Dos 176 mil portugueses que vieram ao país em 2019, o número chegou a 51 mil em 2020 e já subiu para 91 mil em 2021. A estimativa para a chegada de portugueses em 2022 é de aproximadamente 150 mil.
“Esperamos chegar aos números de 2019 o quanto antes e, logo que possível, ultrapassar e muito este número. Destinos de natureza estão sendo cada vez mais procurados e o Brasil tem sido a ‘bola da vez’ neste quesito. (…)Um indicador de que poderemos ter números excelentes em 2022 é que a frequência semanal de voos de Portugal para o Brasil, em 2019, era de 65, e agora já temos frequência de 69 por semana”, explica Brito.
Mais uma vez com espaço de destaque no internacional, com 315 m2, o stand da Embratur está localizado no pavilhão 4 da Feira Internacional de Lisboa (FIL) e contará com 28 coexpositores. O público ainda terá a oportunidade de conhecer mais sobre os destinos brasileiros e assistir a atrações culturais no sábado e no domingo às 14h, 16h20 e 17h.
Já em Lisboa
O presidente da Embratur reuniu-se, já nesta terça-feira (15,) com o Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, na Embaixada brasileira em Lisboa e contou com a participação da Conselheira de Promoção Comercial no País, Beatriz Goes; do chefe da assessoria especial do Ministro do Turismo, Rafael Luisi; do chefe da assessoria internacional da Embratur, Heitor Kadri.
“O ano de 2022 é especial para a promoção em Portugal, pois será celebrado o bicentenário da independência do Brasil e diversas atividades estão sendo organizadas pelo governo brasileiro”, disse Brito.
“O bicentenário será um dos temas principais do stand do Brasil, além da divulgação das belezas dos nossos destinos e do reforço sobre os laços culturais que unem historicamente Brasil e Portugal. Temos grandes expectativas para nossa participação na feira também em virtude do excelente trabalho de promoção que já vem sendo realizado pela Embaixada”, salientou Carlos Brito.
Santa Catarina
As comitivas regionais brasileiras começam a chegar a Portugal tendo como principal objetivo a BTL 2022.
O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Renê Meneses, e o secretário executivo de Assuntos Internacionais (SAI), Fernando Raupp, lideram uma série de agendas de internacionalização de Santa Catarina no país.
Durante a BTL, os representantes estarão juntos aos principais expoentes do turismo europeu para apresentar o destino catarinense e, buscar novas oportunidades de negócio. “Santa Catarina tem um potencial gigantesco no turismo e também na economia. Estamos de portas abertas para novos negócios e é isso que vamos mostrar nesses dias em Portugal, um Estado completo e inovador, como sempre trabalhamos na linha do governo do Carlos Moisés” declarou Meneses.
Algumas regiões brasileiras apostam em visibilidade com stand próprio para a participação no evento, como Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Bahia, Ceará ou Rio Grande do Norte.
Portugueses interessados em visitar o Brasil possuem opções de voo para as cidades de Natal, Fortaleza, Brasília, Salvador, Belém, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Atualmente, TAP, Azul e Latam são as companhias operando de Portugal para o Brasil.
 

Notícias Relacionadas