Notícias

You are here:

Dívida pública desce para 271,2 mil milhões até outubro

Em outubro de 2021, a dívida pública, na ótica de Maastricht, diminuiu 0,3 mil milhões de euros, para 271,2 mil milhões de euros.

A dívida pública na ótica de Maastricht, que é a que conta para Bruxelas, diminuiu para 271,2 mil milhões de euros até outubro, de acordo com os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo Banco de Portugal (BdP). 
No mês anterior, em setembro, a dívida pública também tinha diminuído para 271,5 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados, na altura, pelo supervisor da banca.
A redução, explica o supervisor da banca, “refletiu, essencialmente, amortizações de títulos de dívida no valor de 0,5 mil milhões de euros”. 
Os depósitos das administrações públicas diminuíram 2,6 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 2,3 mil milhões de euros, para 251,2 mil milhões de euros.
A dívida pública totalizava 131,4% do produto interno bruto (PIB) no terceiro trimestre do ano, o que representa uma redução de 4,0 pontos percentuais face ao final do trimestre anterior.
A dívida pública corresponde às responsabilidades financeiras do setor das administrações públicas e é um dos indicadores macroeconómicos mais relevantes utilizado para avaliar a saúde financeira das administrações públicas de um país e, frequentemente, do próprio país como um todo.
Existem várias formas de medir a dívida pública. Em Portugal, e nos outros países da União Europeia (UE), utiliza-se uma definição harmonizada que é, comummente, designada por ‘dívida de Maastricht’.
A próxima atualização referente aos dados da dívida pública está prevista para o dia 3 de janeiro de 2022.

Fonte: Notícias Ao Minuto

Share on facebook

Notícias Relacionadas