Em Coimbra, presidente do Senado fecha acordo para celebrar bicentenário da Independência

Foto Reprodução: Na Universidade de Coimbra, Randolfe e Rodrigo Pacheco assinaram termo de cooperação técnica visando as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, visitou a Universidade de Coimbra, em Portugal, nesta quinta-feira (21), onde assinou acordo para comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, a serem completados em 7 de setembro.

A missão oficial aconteceu a convite do governo português, a fim de iniciar os preparativos conjuntos para a celebração. Também participou da visita o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que preside a Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência.

“O Senado teve a iniciativa de lançar mão de uma comissão para que essa data seja celebrada, reconhecida e assimilada como importante pela sociedade. Embora seja a celebração de uma independência, uma separação, na verdade, tem por essência a união de dois povos e duas nações co-irmãs. Portugal é nossa pátria-mãe e assim precisa ser reconhecida. É fundamental registrarmos e reconhecermos a importância desta data, que jamais poderia passar em branco” declarou o presidente do Senado.

Pacheco e Randolfe foram recebidos em Coimbra pelo prefeito da cidade, José Manuel Silva, pelo reitor da Universidade Coimbra, Amílcar Falcão, e pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. Além de assinar o acordo de cooperação técnica entre o Senado Federal do Brasil e a Universidade de Coimbra, as autoridades lançaram o projeto “200 anos, 200 livros”, organizado pela Associação Portugal Brasil 200 anos.

“Receber o Presidente do Senado Federal do Brasil da Universidade de Coimbra é uma honra imensa para a nossa instituição e revela a importância da história da UC nos 200 anos do Brasil, no presente que vivemos e no futuro que ambicionamos. Um passado com figuras de proa da elite brasileira a serem formadas pela alma mater das universidades portuguesas; um presente em que temos uma comunidade de estudantes estrangeiros já a superar níveis pré-pandemia e com uma comunidade de estudantes brasileiros que nos torna a maior universidade brasileira fora do Brasil; e um futuro que desejamos de reforço das relações bilaterais, profundamente ancorado na valorização da língua portuguesa, que constitui a chave da nossa diferenciação no novo mundo global”, referiu, na ocasião o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

“Sermos escolhidos pelo Senado Federal para parceria em ações comemorativas do bicentenário da independência do Brasil é uma grande responsabilidade. Estaremos certamente à altura do que entenderem revelante para a celebração do aniversário do vosso país, em estreita articulação com a Comissão Nacional de Comemoração dos 200 Anos do Brasil”, acrescentou o Reitor.

Na cerimônia, também foi lançado o livro “Vozes do Brasil”, uma seleção de 21 panfletos políticos, publicados no Brasil e em Portugal entre 1821 e 1824.

“Encontramos na Câmara Municipal de Coimbra e na Universidade de Coimbra o celeiro necessário para que as iniciativas pela comemoração do bicentenário sejam as mais relevantes possíveis. No dia 8 de setembro, o Congresso Nacional realiza uma sessão solene para celebrar os 200 anos da Independência brasileira, marcante para o Brasil, mas também para Portugal. Esperamos a presença das autoridades portuguesas para celebrarmos juntos essa data tão marcante” informou Rodrigo Pacheco.

O projeto “200 anos, 200 livros”, uma das mais importantes curadorias de sempre da literatura em língua portuguesa, faz oficialmente parte das comemorações oficiais do bicentenário da Independência do Brasil, refere uma nota da Câmara Municipal de Coimbra.

A iniciativa da Apbra, que convidou várias personalidades brasileiras para elaborar uma lista de 200 livros que os brasileiros e o mundo devem ler para entender melhor o Brasil, “está na origem da assinatura do acordo de cooperação internacional”, refere uma nota da autarquia.

O líder do Senado do Brasil ainda se reuniu com o Presidente da República português, em Belém, na sexta-feira, além do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Nos dois encontros, Rodrigo Pacheco entregou um convite para que os políticos portugueses participem, no Congresso Nacional, na sessão solene em 08 de setembro deste ano da comemoração do bicentenário da Independência do Brasil.

Por meio das redes sociais, Randolfe disse que a celebração da Independência deve servir para rememorar, refletir e, principalmente, notabilizar as conquistas dos brasileiros.

“Há 200 anos, o Brasil tornava-se uma nação independente. Essa data serve para refletirmos sobre a nação que somos e sobre qual país queremos daqui a 100 anos, quando estivermos no nosso terceiro centenário como nação independente. Precisamos combater os retrocessos, proteger as nossas conquistas enquanto nação livre e soberana e jamais deixar que qualquer um vilipendie a nossa história”, escreveu.

A TV Senado ainda apresenta série especial sobre 200 anos da Independência do Brasil