Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Embaixada de Portugal em Brasília…
Embaixada de Portugal em Brasília lança nova ferramenta para atendimento consular
A Embaixada de Portugal em Brasília lançou uma nova ferramenta de comunicação, via plataforma WhatsApp, visando fornecer um atendimento “imediato e automático” aos cidadãos que procuram informações sobre atos consulares.
A ideia foi de Tiago Rodrigues, segundo-secretário da Embaixada e encarregado da Secção Consular, que viu nesta ferramenta a oportunidade de disponibilizar à comunidade um sistema 100% automático, composto por menus, que permitirá ao utente obter, de forma simples e rápida, informação sobre os atos consulares, sem consumir recursos humanos à Embaixada.
“Aqui, no Brasil, o Whatsapp é uma ferramenta primordial de comunicação. Toda a gente usa para fins pessoais, profissionais ou empresariais. E, de fato, como os nossos recursos humanos são escassos e o volume de chamadas e e-mails que recebemos é muito grande, quisemos usar uma ferramenta que pudesse responder à maior parte das questões que as pessoas têm”, explicou à Lusa Tiago Rodrigues.
Nesta ferramenta podem ser encontradas informações sobre a emissão de cartões de cidadão, passaportes, documentação necessária, preços desses atos consulares, bem como sobre agendamentos e horários.
“Questões básicas que no fundo são as mais frequentes”, explicou o encarregado da Secção Consular.
As respostas a essas questões já se encontravam no ‘site’ da Embaixada de Portugal em Brasília, mas um diagnóstico permitiu verificar que as páginas na internet são “cada vez mais institucionais e menos utilizados pelas pessoas no seu dia-a-dia”, que “querem ter uma ferramenta de comunicação funcional, e, no Brasil, o Whsatsapp é essa ferramenta”, explicou Tiago Rodrigues, frisando que o ‘feedback’ tem sido “muito positivo”.
O projeto piloto da ferramenta decorre em Brasília e foi apresentado oficialmente pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, na reta final da sua viagem ao Brasil.
Caso a experiência desta nova ferramenta seja bem-sucedida, poderá ser replicada pelos restantes postos consulares no Brasil e, eventualmente, pela restante rede consular em todo o mundo.
“O ganho desta ferramenta é imediato, porque as pessoas que acedam ao número ficam logo a saber muitas daquelas coisas que perguntam pelo telefone e pessoalmente. Ganhamos imenso com esta ferramenta e a nossa esperança é que a comunidade se sinta mais informada sobre uma série de coisas que até agora perguntavam de outra maneira. É um ganho de tempo”, avaliou o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a 26 de Outubro de 2021
Notícias Relacionadas
Portal único de serviços digitais gov.pt será lançado em setembro
O portal único de serviços digitais gov.pt será lançado em…
“Portugal é, com certeza, o país na Europa que tem a forma de interagir e pensar nos negócios mais parecida com a dos brasileiros”, defendeu Karene Vilela, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio de São Paulo
Com origem nos Açores, esta empresária é ainda enófila e…
Ano turístico em Portugal vai ser melhor do que 2023, mesmo com menor procura interna
O Secretário de Estado do Turismo previu neste dia 11,…
Comércio entre Brasil e CPLP: relatório da FUNCEX revela dinâmicas econômicas
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) continua a…
Governador de SC e prefeito de Porto discutem possibilidade de nova rota aérea direta
A nova rota aérea direta entre Florianópolis e Lisboa foi…
Brasil e Portugal assinam declaração de cooperação na área de segurança pública
O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo…
Portugal é o 15.º melhor país para estrangeiros morarem
Portugal ficou na 15.º posição do ranking Expat Insider 2024,…
Portugal oferece bolsas de estudo para apoiar conservação dos oceanos até 2030
Portugal aposta em atribuir bolsas de estudo em apoio ao…
FMI revê em alta crescimento do PIB português em 2024 para 2%
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em alta a previsão…
Brasil participa do Fórum das Comunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
No último dia 26, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)…
Rio recebeu encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa
Terminou no dia 26 de junho o XXXIII Encontro da…
Brasil reúne representantes de 17 países para discutir o papel da Inteligência no combate aos crimes ambientais
Terminou em Brasília a Primeira Conferência Internacional de Inteligência Ambiental.…