Notícias

You are here:

Experimenta Portugal apresenta concerto gratuito em homenagem ao músico Carlos do Carmo

No dia 16 de outubro, a Unibes Cultural será palco de uma apresentação musical conjunta de quatros músicos de Brasil e Portugal que revisitam o repertório da música portuguesa, através de uma homenagem ao cantor Carlos do Carmo, uma das grandes vozes do fado.

Desde 2020, Roberto e Thais iniciaram um projeto de gravação de disco em homenagem a Carlos do Carmo, com interpretações de músicas gravadas pelo artista, permeadas por composições originais, incluindo parcerias entre os dois músicos, contando com a participação do cantor Renato Braz.

 

O concerto dessa noite conta ainda com a participação especial do cantor e compositor Francis Hime. Carlos e Francis foram colegas de colégio em Saint Gallen, na Suíça, na década 50. Assim como Renato, Roberto e Thais, Francis compartilha da mesma paixão pela música portuguesa e pelo trabalho de Carlos do Carmo.

 

Este momento musical integra a sexta edição do Experimenta Portugal e vem assinalar as comemorações da implementação da República Portuguesa. Uma iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e com o apoio da EDP Brasil que, ao longo dos anos, tem vindo a promover Portugal através de várias ações e eventos culturais e empreendedorismo na cidade de São Paulo.

 

Músicos

 

Francis Hime, compositor, cantor, pianista, arranjador e maestro é certamente um dos grandes nomes da nossa MPB. Dono de um “ouvido absoluto” iniciou seus estudos aos 6 anos de idade, no Conservatório Brasileiro de Música. Entre seus sucessos estão “Atrás da porta”, “Trocando em miúdos”, “Meu caro amigo”, “Pivete”, “Passaredo”, “Amor barato”, “A noiva da cidade”, parcerias com Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Geraldo Carneiro, Milton Nascimento, Olivia Hime, Gilberto Gil, Paulo César Pinheiro, Cacaso, Capinam, Adriana Calcanhoto, Paulinho da Viola, Lenine, Joyce, Moraes Moreira, Georges Moustaki, Livingston & Evans, Sergio Bardotti, entre outros. Dono de grande versatilidade, seu vasto repertório abrange diversas canções, trilhas sonoras para filmes e teatro e, ainda, música erudita.

 

Renato Braz é uma das referências obrigatórias no atual cenário da música brasileira. Tem treze CDs gravados e vários prêmios ao longo de sua carreira musical. Seu mais recente trabalho é o CD Canto Guerreiro, Levantados do Chão, lançado no final de 2018 em comemoração aos seus 50 anos. Com participação especial de Chico Buarque, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Dori Caymmi entre muitos outros, o álbum vem sendo muito elogiado e considerado o mais importante de sua carreira. Sua carreira vem sendo cada vez mais reconhecida nacional e internacionalmente. Em 1999, fez uma turnê por várias cidades da Alemanha. Em 2004, foi selecionado para representar o Brasil no Festival de Spoleto, realizado na cidade de Charleston, nos EUA. O sucesso da apresentação lhe rendeu convite para retornar em 2007, e também para participar, no mesmo ano, do Summer Solstice, concerto que é realizado anualmente na grande catedral gótica St. John The Divine em Nova York. Em 2008, fez sua estreia no Japão participando de um concerto no Triphony Hall em Tóquio. Pela gravadora americana Living Music lançou em 2015 ‘Saudades’, seu 1º CD para o mercado internacional, produzido pelo saxofonista americano Paul Winter, ainda não lançado no Brasil.

 

Roberto Leão nasceu em Santa Maria da Feira, Portugal. Estudou Sociologia na Universidade do Porto. Nesse período pertenceu ao Orfeão Universitário do Porto e co-fundou o primeiro Clube de Empreendedorismo Português – CEdUP. Vice desde 2012 em São Paulo trabalhando em Recursos Humanos. Na música, foram 10 anos de trabalho com o grupo português Hepta. No Brasil, depois de projetos com o carioca Caio Márcio, a primeira participação em disco foi com Dori Caymmi. Seguiu-se o disco Mar Aberto com Mário Gil, Renato Braz e Breno Ruiz. Também com Breno, editou primeiro disco solo “Alegria”. A escrita deu origem ao primeiro livro de poesia – “Em Branco” em 2019. Escreve também letras de canções para parceiros como os deste disco “Pela Cidade”: Thaís Nicodemo e Ivan Lins.

 

Thaís Lima Nicodemo é pianista e docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, onde se titulou Mestre e Doutora em Música. É pianista e compositora que contribui em trabalhos musicais ao lado de artistas como Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Manu Maltez, Alessandra Leão, Tarita de Souza, Renato Braz, Ivan Lins, Roberto Leão, entre outros.

 

Serviço:

 

Data: 16 de outubro – 20h

 

Local: Unibes Cultural – R. Óscar Freire, 2500

 

Entrada: gratuita

 

Lotação: 200 lugares

 

Com transmissão ao vivo

 

Obrigatório: apresentação de comprovante de vacinação obrigatória

 

Link: https://www.sympla.com.br/experimenta-portugal–comemoracao-da-implantacao-da-republica-portuguesa__1348090

Fonte: Mundo Lusíada

 

Share on facebook

Notícias Relacionadas